Área: Engenharias
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Diurno
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso de Engenharia de Materiais possui estrutura curricular moderna pautada no desenvolvimento de habilidades e competências profissionais únicas dessa áreas do conhecimento. Até o final do 4º período curricular, os(as) estudantes dos cursos de Engenharia de Materiais e Metalúrgica possuem atividades acadêmicas comuns que envolvem conteúdos em Química (maior densidade), Matemática, Física, Computação e Fundamentos de Engenharia. A partir do 5º período, os(as) estudantes decidem, livremente, para qual dos dois cursos desejam vincular-se permanentemente para obter seu bacharel. Desse semestre em diante, os(as) alunos(as) de Engenharia de Materiais possuem atividades relacionadas à síntese, processamento e caracterização de materiais não-metálicos como diferencial em relação à Engenharia Metalúrgica. Não obstante, os dois cursos seguem compartilhando atividades das áreas de Metalurgia Física e de Transformação. É importante ressaltar, que o curso possui elevado número de atividades práticas desde o início da graduação e apresenta atividades acadêmicas nas quais os(as) estudantes atuam diretamente na solução de problemas de empresas e comunidades associadas à área de materiais.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
O curso fornece uma visão completa da cadeia produtiva de diferentes classes de materiais. A síntese de materiais com propriedades aprimoradas constitui-se como chave para o desenvolvimento tecnológico na civilização humana, sendo elas empregados de forma ampla para as mais diferentes finalidades. Assim, os setores da indústria automobilística, eletrônica, aeroespacial e da construção civil empregam largamente materiais avançados, que precisam atender aos mais diferentes requisitos como, por exemplo, ter alta resistência mecânica e resistência à corrosão. A UFMG e, em particular, o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Demet) traz como diferencial a presença de Centros de Pesquisa de excelência internacional nas áreas de conhecimento associadas ao curso. Os(as) estudantes de graduação possuem estreita relação com as atividades desses laboratórios por meio da realização de iniciação científica e mesmo da execução de estágios e atividades de extensão vinculadas a empresas do setor. Além disso, o curso oferece diversas oportunidades de intercâmbio internacional que incluem a realização de atividades acadêmicas em universidades parceiras na França.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
A Engenharia de Materiais compreende o conjunto de conhecimentos empregados na transformação de minérios e outras fontes naturais em metais, polímeros, cerâmicas e materiais compósitos com propriedades adequadas para diferentes aplicações. Sendo assim, as áreas de atuação desses profissionais abrangem todas as indústrias envolvidas na produção ou utilização de Materiais de Engenharia, bem como em empresas de projetos e de consultoria, em bancos de investimento e de desenvolvimento, em instituições de ensino e pesquisa, podendo atuar como engenheiro(a) de processos, engenheiro (a) de fabricação, engenheiro(a) metalurgistas e, também, líder na gestão de pequenos e grandes empreendimentos. É importante ressaltar que no estado de Minas Gerais, em especial na região do quadrilátero ferrífero, existem diversas Usinas Siderúrgicas e empresas dedicadas à extração de minérios para obtenção de metais e ligas. Ademais, há uma carência no mercado internacional por profissionais qualificados em Engenharia Metalúrgica, abrindo oportunidades de emprego em diferentes lugares do mundo.
DURAÇÃO:
10 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações no Sisu UFMG.
LINKS DE INTERESSE:
Site do curso: www.eng.ufmg.br/portal/
Site do Demet: demet.eng.ufmg.br/
Canal no YouTube: www.youtube.com/@
Redes Sociais: https://www.