Área: Engenharias
Cidade: Montes Claros
Local: Montes Claros
Turno: Diurno
PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
Nos dois primeiros anos da graduação, o ciclo básico engloba química, física, cálculo e estudos botânicos. Depois, começam os estudos específicos: técnicas de cultivo de plantas, conservação e processamento de madeira, restauração de áreas degradadas, entre outros. Há diversos trabalhos de campo, com imersões nas áreas de conservação.
Ao longo do curso, o aluno poderá optar pela formação com ênfase em uma das quatro grandes áreas da Engenharia Florestal, sendo elas a Silvicultura (que envolve atividades relacionadas ao cultivo florestal), a Conservação da Natureza (relacionada ao manejo de áreas degradadas e de florestas nativas), a Tecnologia da Madeira (que trata do processamento e utilização dos produtos florestais) e o Manejo Florestal (que envolve o gerenciamento da produção florestal).
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
Grande parte dessas florestas plantadas estão localizadas no Norte de Minas Gerais, local com grandes plantios de produção, como eucaliptocultura. Por isso, Engenharia Florestal é um dos cursos sediados no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros, local estratégico para estudos florestais. A região também é ponto de encontro dos biomas caatinga, cerrado e mata atlântica, o que permite o estudo de florestas de diversos ecossistemas.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O engenheiro florestal é responsável por manejar, recuperar e proteger florestas nativas e florestas plantadas. Sua atuação tem sido destacada em função da crescente necessidade da utilização sustentável dos recursos naturais, sejam eles madeireiros ou não madeireiros.
Com a formação diversificada, o Engenheiro Florestal pode atuar tanto no setor público quanto no privado. Para o primeiro caso, pode-se se vincular a órgãos de fiscalização, controle de atividades florestais e conservação da natureza, institutos de pesquisa ou instituições de ensino. Para aqueles que optam pelo setor privado, pode-se trabalhar em empresas de produção de carvão vegetal, celulose e papel, serrarias e empresas de base tecnológica, por exemplo. Esse profissional também pode atuar como autônomo, prestando assessoria e consultoria nas diferentes áreas de formação desse curso.
DURAÇÃO:
10 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site do curso: https://www.ica.ufmg.br/?graduacao=engenharia-florestal
Vídeo sobre o projeto PET Engenharia Florestal: https://www.facebook.com/petflorestalufmg/videos/pet-engenharia-florestal-no-domingo-no-campus-icaufmg/445417396044676/