Área: Engenharias

Cidade: Montes Claros

Local: Montes Claros

Turno: Diurno

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

Nos dois primeiros anos da graduação, o ciclo básico engloba química, física, cálculo e estudos botânicos. Depois, começam os estudos específicos: técnicas de cultivo de plantas, conservação e processamento de madeira, restauração de áreas degradadas, entre outros. Há diversos trabalhos de campo, com imersões nas áreas de conservação. 

Ao longo do curso, o aluno poderá optar pela formação com ênfase em uma das quatro grandes áreas da Engenharia Florestal, sendo elas a Silvicultura (que envolve atividades relacionadas ao cultivo florestal), a Conservação da Natureza (relacionada ao manejo de áreas degradadas e de florestas nativas), a Tecnologia da Madeira (que trata do processamento e utilização dos produtos florestais) e o Manejo Florestal (que envolve o gerenciamento da produção florestal).

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

Grande parte dessas florestas plantadas estão localizadas no Norte de Minas Gerais, local com grandes plantios de produção, como eucaliptocultura. Por isso, Engenharia Florestal é um dos cursos sediados no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros, local estratégico para estudos florestais. A região também é ponto de encontro dos biomas caatinga, cerrado e mata atlântica, o que permite o estudo de florestas de diversos ecossistemas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

O engenheiro florestal é responsável por manejar, recuperar e proteger florestas nativas e florestas plantadas. Sua atuação tem sido destacada em função da crescente necessidade da utilização sustentável dos recursos naturais, sejam eles madeireiros ou não madeireiros.

Com a formação diversificada, o Engenheiro Florestal pode atuar tanto no setor público quanto no privado. Para o primeiro caso, pode-se se vincular a órgãos de fiscalização, controle de atividades florestais e conservação da natureza, institutos de pesquisa ou instituições de ensino. Para aqueles que optam pelo setor privado, pode-se trabalhar em empresas de produção de carvão vegetal, celulose e papel, serrarias e empresas de base tecnológica, por exemplo. Esse profissional também pode atuar como autônomo, prestando assessoria e consultoria nas diferentes áreas de formação desse curso.

DURAÇÃO: 

10 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.

LINKS DE INTERESSE: 

Site do curso: https://www.ica.ufmg.br/?graduacao=engenharia-florestal 

Vídeo sobre o projeto PET Engenharia Florestal: https://www.facebook.com/petflorestalufmg/videos/pet-engenharia-florestal-no-domingo-no-campus-icaufmg/445417396044676/