Área: Engenharias

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Diurno

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

O curso de Graduação em Engenharia Química da UFMG é diurno, semestral e recebe anualmente 60 alunos, que são distribuídos em duas entradas: 30 no primeiro semestre e 30 no segundo.

Atualmente, o curso encontra-se dividido em dois ciclos: o ciclo básico (4 períodos), em que são cursadas as disciplinas de Matemática, Física, Química, Estatística e Computação; e o ciclo profissional (6 períodos), em que são abordados os conteúdos de Engenharia Básica e os específicos da Engenharia Química. Os estudantes também podem aprofundar seus conhecimentos nos campos de gestão, administração, inovação no setor industrial e áreas correlatas ao curso se matriculando em disciplinas optativas e de formação livre. Além da forte base teórica, a prática da profissão pode ser experimentada em laboratórios da Universidade, nas visitas técnicas a indústrias, nos estágios supervisionados e nas diversas iniciativas disponíveis (empresa júnior, grêmio, eventos estudantis, intercâmbios e outros).

O curso está localizado no campus Pampulha, sendo as aulas do ciclo básico ministradas no Instituto de Ciências Exatas (Icex) e as do ciclo profissional – ofertadas em sua grande maioria pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ-UFMG) –, ministradas na Escola de Engenharia.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

O curso de graduação em Engenharia Química da UFMG, criado em 1961, visa à formação de um engenheiro com perfil generalista, o que significa que os egressos podem atuar em diversas áreas da indústria química. A versatilidade do profissional é alcançada pela formação sólida nas disciplinas básicas da Engenharia Química, que fornecem a fundamentação necessária para a resolução de problemas diversos no meio industrial e na área acadêmica.

Por isso, o curso se destaca continuamente como um dos melhores no Brasil devido à sua excelente posição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Além disso, o curso possui convênios de intercâmbio em universidades estrangeiras, permitindo que o estudante possua uma vivência no exterior de modo a complementar os seus estudos sob a ótica internacional.

O fato dos docentes do Departamento de Engenharia Química (DEQ) integrarem grupos de pesquisa em várias áreas de atuação, permite que os estudantes realizem iniciação científica nos diversos laboratórios de pesquisa científica e acadêmica, inclusive com bolsas. As pesquisas desenvolvidas no curso de Pós-Graduação strictu sensu do DEQ, nas quais os estudantes de graduação podem participar, abrangem as áreas de Engenharia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Polímeros, Corrosão e Engenharia de Superfície, Termodinâmica Aplicada, Operações e Processos de Separação e outras.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

Devido à sua formação generalista, os egressos do curso de Engenharia Química podem atuar em diversos setores e áreas, tais como: indústrias químicas, petroquímicas e biológicas, fertilizantes, refratários, cimento e calcário, papel e celulose, alimentos, metalurgia, mineral, cosmética e farmacêutica, fornecimento e planejamento energético e outras. Uma área de destaque é a ambiental, que envolve o desenvolvimento de processos industriais sustentáveis que reduzem o impacto no meio ambiente.

DURAÇÃO: 

10 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.

LINKS DE INTERESSE: 

Site do curso: www.deq.ufmg.br/ 

Site da iniciativa Sempreq: sites.google.com/view/sempreq/sobre-o-sempreq?authuser=0 

Site da empresa Junior Mult Jr.: www.multjr.com.br/