Área: Ciências Exatas e da Terra

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Vespertino

PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG

 

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

O núcleo fixo do curso de Física corresponde a um conjunto de disciplinas obrigatórias, como fundamentação matemática, computacional e física, que correspondem a 47% da carga horária do bacharelado e a 40% da licenciatura. Há ainda tópicos de mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, óptica e física quântica, além de estudos sobre a evolução da ciência  ao longo da história.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

Entender os fenômenos naturais e com isso criar materiais e sistemas para o avanço tecnológico: este é o objetivo dos profissionais da física. O curso ofertado pela UFMG se destaca pelo grande número de laboratórios, o que reflete na formação prática do profissional, tanto no bacharelado quanto na licenciatura.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

No bacharelado os estudantes têm três possibilidades de percurso: física médica, energia nuclear ou física matemática. As duas últimas são tradicionais, mas a áreas que mais tem aportado novas oportunidades é a física médica, em que o profissional ocupa-se  de equipamentos voltados para diagnóstico e tratamentos complexos. Nesse caso, entram na formação disciplinas como anatomia humana, fisiologia e imagens médicas.

DURAÇÃO: 

9 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.

CONTEÚDO RECOMENDADO:

Site do curso: https://www.fisica.ufmg.br/ 

Página sobre o bacharelado em física: https://www.fisica.ufmg.br/graduacao/projeto-pedagogico/bacharelado/

Vídeo de um dos laboratórios do curso: https://youtu.be/eTYrKPt2eLk 

Vídeo do curso Física experimental Básica de 2020: https://www.fisica.ufmg.br/ciclo-basico/disciplinas/feb-mecanica/