Área: Ciências Exatas e da Terra

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Diurno

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

O núcleo fixo do curso de Física corresponde a um conjunto de disciplinas obrigatórias, como fundamentação matemática, computacional e física, que correspondem a 47% da carga horária do bacharelado e a 40% da licenciatura. Há ainda tópicos de mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, óptica e física quântica, além de estudos sobre a evolução da ciência  ao longo da história.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

Entender os fenômenos naturais e com isso criar materiais e sistemas para o avanço tecnológico: este é o objetivo dos profissionais da física. O curso ofertado pela UFMG se destaca pelo grande número de laboratórios, o que reflete na formação prática do profissional, tanto no bacharelado quanto na licenciatura.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

No bacharelado os estudantes têm três possibilidades de percurso: física médica, energia nuclear ou física matemática. As duas últimas são tradicionais, mas a áreas que mais tem aportado novas oportunidades é a física médica, em que o profissional ocupa-se  de equipamentos voltados para diagnóstico e tratamentos complexos. Nesse caso, entram na formação disciplinas como anatomia humana, fisiologia e imagens médicas.

DURAÇÃO: 

9 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.

LINKS DE INTERESSE: 

Site do curso: https://www.fisica.ufmg.br/ 

https://www.fisica.ufmg.br/graduacao/projeto-pedagogico/bacharelado/

Vídeo de um dos laboratórios do curso: https://youtu.be/eTYrKPt2eLk 

Vídeo do curso Física experimental Básica de 2020: https://www.fisica.ufmg.br/ciclo-basico/disciplinas/feb-mecanica/