Área: Ciências Humanas

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Diurno

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

O curso tem como referência a interculturalidade e o multilinguismo, considerando as várias formas de uso da língua pelas comunidades indígenas, a especificidade de cada população indígena e a relação entre conhecimento tradicional indígena e conhecimento acadêmico. A Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei) ocorre em etapas intensivas, na UFMG, e etapas intermediárias em área indígena, e se organiza em quatro áreas de conhecimento: Matemática; Ciências da Vida e da Natureza; Ciências Sociais e Humanidades; Línguas, Arte e Literatura.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

A Formação Intercultural para Educadores Indígenas é um curso regular da UFMG desde 2009, que visa formar educadores indígenas para atuarem em suas comunidades. Desde seu início, o curso foi construído em conjunto por acadêmicos da Universidade e lideranças indígenas, que estão presentes em todo o percurso de formação dos alunos. O Conselho Consultivo Indígena, formado por lideranças de diversas etnias, debate questões relativas ao curso e traz demandas das comunidades. O conceito chave do Fiei é a interculturalidade: em um curso em que diferentes idiomas e culturas de diversos povos indígenas estão em constante diálogo, a troca de conhecimentos é fundamental.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

Originalmente um curso de extensão, a Formação Intercultural para Educadores Indígenas se transformou em licenciatura, ofertada pela Faculdade de Educação da UFMG. Como bem sucedida experiência de formação inicial de professores indígenas, oferecida no contexto do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas, o curso da UFMG é voltado para a formação de professores que atuarão nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio das aldeias dos povos indígenas.

DURAÇÃO: 

8 semestres

FORMA DE INGRESSO:

Para concorrer as vagas do curso é necessário que o(a) candidato(a) declare-se indígena e seja reconhecido como membro legítimo do povo indígena com o qual mantém vínculos identitários e participe do processo seletivo específico organizado pela UFMG. Mais informações no site da Copeve.

LINKS DE INTERESSE: 

Site do curso: https://fiei.fae.ufmg.br/o-curso/ 

Vídeo da TV UFMG da formatura dos professores do FIEI: https://youtu.be/AmpBQpw3W3E 

Site para o processo seletivo: https://sistemas.ufmg.br/fiei/ 

Matéria do Portal UFMG (14/09/23): https://ufmg.br/comunicacao/noticias/uma-universidade-colorida-de-gente-de-brasil