Área: Linguística, Letras e Artes
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Noturno
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
A criação do curso, aprovada em novembro de 2018 pelo Conselho Universitário da UFMG, atende a uma minoria linguística que não tem o Português como primeira língua e é o desdobramento natural dos esforços da Universidade nessa área, ao longo dos últimos anos. Na primeira turma, que se inicia em agosto de 2019, pelo menos 25 alunos surdos e cinco ouvintes vão fazer história como a primeira comunidade falante de outra língua a se matricular em peso na UFMG.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
Entre os professores do novo curso da Faculdade de Letras (FALE) estão aqueles que se expressam em Libras, mas também por professores que não são fluentes na Língua de Sinais e que contarão, durante as aulas, com apoio de intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI).
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O objetivo da licenciatura em Letras-Libras é formar professores surdos e ouvintes para o ensino básico, que irão lecionar para ambas as comunidades linguísticas, atuando tanto nas escolas especiais quanto nas escolas regulares, com inclusão de deficientes auditivos.
DURAÇÃO:
10 semestres
FORMA DE INGRESSO:
Para concorrer as vagas do curso é necessário que o(a) candidato(a) participe de um processo seletivo específico organizado pela UFMG. Mais informações no site da Copeve.
LINKS DE INTERESSE:
Site do curso: https://libras.letras.ufmg.br/
Vídeo sobre o curso: https://youtu.be/md3B29GBFQ0
Edital Letras-Libras da edição 2023: https://youtu.be/DE40WnFk80Q