Área: Ciências Exatas e da Terra
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Diurno, Noturno
PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
Nos primeiros períodos do curso, os alunos de ambas as modalidades estudam disciplinas em comum como Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral e Geometria. No ciclo profissional, quem escolhe a modalidade Licenciatura divide sua atenção entre a matemática e as matérias de pedagogia, enquanto os bachareis concentram seus estudos em matemática avançada.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
Durante o curso, os alunos podem vivenciar a profissão por meio de estágios em escolas conveniadas com a Universidade. Além disso, podem se engajar nas atividades de extensão ou de iniciação científica, que vão desde o aprimoramento da metodologia de ensino da matemática, até um grupo que estuda a probabilidade aplicada ao futebol.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
A graduação em matemática é ofertada na UFMG em duas modalidades: bacharelado (focado na pesquisa acadêmica) e licenciatura (voltada à formação de professores do ensino básico). O aluno que optar pelo curso no período diurno escolhe qual modalidade deseja cursar após o terceiro período. O curso noturno forma alunos apenas para a licenciatura.
A formação do professor de Matemática para a educação básica pode ser pautada em em três princípios: as competências do futuro professor da educação básica, a coerência entre a formação oferecida e a prática a ser realizada e o estímulo a pesquisa como atividade nuclear do ensino e da aprendizagem. Aqui a relação entre teoria e prática e o estágio supervisionado têm papéis fundamentais.
DURAÇÃO:
8 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site do curso: http://www.mat.ufmg.br/
Site do ICEX: http://www.icex.ufmg.br
Vídeo da TV UFMG sobre o Museu da Matemática: https://www.youtube.com/watch?v=K8IUvJrFKWc