Área: Ciências Exatas e da Terra

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Noturno

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:

O curso pode ser dividido em dois momentos. O primeiro é o ciclo básico, ministrado no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), onde os alunos cursam matérias básicas de áreas como Matemática, Física, Química, Estatística e Computação. No ciclo profissional, o estudante adquire conhecimentos específicos da área de Química e Química Industrial. Nessa etapa, as disciplinas abordam processos e operações da indústria química e correlatas, além de aprofundamento nas diversas áreas da Química.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

O curso  foi criado em  2010 e não deve ser confundido nem com o curso de química, do qual é uma derivação, nem com o curso de engenharia química. Os cursos química e química tecnológica partilham os semestres iniciais, mas o curso de química tecnológica tem disciplinas próprias, como as que abordam química industrial e disciplinas gerenciais, além de investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos e processamento industrial.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

O curso de Química Tecnológica da UFMG tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no setor industrial, sobretudo na condução, controle, pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais, com um perfil generalista, sem direcionamento específico para determinado tipo de indústria. Diferente do curso de Química tradicional, apresenta um perfil mais técnico, voltado para o mercado de trabalho.

DURAÇÃO: 

9 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.

LINKS DE INTERESSE: 

Site do curso: https://www.icex.ufmg.br/index.php/quimica-tecnologica 

Site do Departamento de Química: https://www.qui.ufmg.br/academico/graduacao/