Área: Ciências Sociais Aplicadas

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Noturno

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

O curso de Relações Econômicas Internacionais da UFMG se destaca pela flexibilização curricular e multidisciplinaridade. Sua proposta acadêmico-pedagógica prevê a formação de profissionais capazes de analisar os problemas que cercam a interação entre as nações no mundo contemporâneo. Para alcançar tal objetivo, o curso recorre intensivamente ao instrumental teórico e analítico oferecido pelas Ciências Econômicas, porém sem deixar de lado as contribuições das áreas de Economia Política Internacional, Sociologia, Ciência Política, História, Direito e Demografia.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

Como o nome indica, a graduação na UFMG dá especial enfoque às questões econômicas que permeiam as relações internacionais. Por isso é importante que os alunos tenham gosto pela matemática, que estará presente em diversos momentos do curso, mas não só: o currículo abrange ainda sociologia, história, direito e ciência política e os estudantes são incentivados a seguir uma trajetória multidisciplinar e a buscar disciplinas optativas segundo suas áreas de maior interesse.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

Embora seja comum associar o profissional de relações econômicas internacionais  à diplomacia, existem diversas outras possibilidades de atuação: na iniciativa privada, com análise de investimentos e novos negócios; no setor público, com políticas públicas e comércio exterior, por exemplo; ou mesmo em diversas áreas da academia e do terceiro setor.

DURAÇÃO: 

10 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.

LINKS DE INTERESSE: 

Site do curso: www.face.ufmg.br/graduacao/relacoes-economicas-internacionais/o-curso.html