Área: Ciências da Saúde

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Diurno

PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG

 

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

O curso de Terapia Ocupacional da UFMG foi criado em 1979 e é sediado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), no campus Pampulha, onde as disciplinas específicas são ministradas. Os estudantes também têm aulas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no Instituto de Ciências Exatas (Icex), na Escola de Enfermagem e na Faculdade de Medicina.

O eixo de formação do curso aborda cinco grandes temáticas inter-relacionadas ao longo da formação profissional: níveis de atenção à saúde; cotidiano, qualidade de vida e participação social; desempenho de papéis e funções: atividades de vida diária, trabalho/atividade produtiva, lazer e brincar; desenvolvimento humano; impacto das incapacidades, e deficiências no cotidiano das pessoas. 

Por meio de uma formação generalista, pressupõe-se que o estudante estará apto a perceber e atuar na inter-relação de fenômenos múltiplos envolvidos no processo de saúde-doença, bem como atuar nas grandes áreas de atuação da Terapia Ocupacional.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

As disciplinas do curso na UFMG são organizadas visando o desenvolvimento do raciocínio profissional, a partir da convergência entre teoria e prática. A inserção dos estudantes na prática se dá nos estágios curriculares, que acontecem nos sétimo e oitavo períodos, em vários campos clínicos que envolvem, principalmente, os serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) da Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, há outros campos de estágio oferecidos nas dependências da UFMG. 

Durante o estágio, o estudante atende – sob a supervisão do professor ou do terapeuta ocupacional – crianças, adultos e idosos que apresentam dificuldades para organizar a sua rotina. Também há a oportunidade de participar como bolsista ou voluntário de projetos de pesquisa, de ensino e de extensão coordenados pelos professores do curso, bem como do projeto de âmbito nacional intitulado PET-TO. O curso também oferece um programa de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado em Estudos da Ocupação. 

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

O terapeuta ocupacional pode trabalhar no SUS, em serviços como centros de reabilitação, centros de referência em saúde mental, nas unidades básicas de saúde. Também pode atuar em consultórios particulares, em hospitais, em asilos, em escolas, no sistema prisional, dentre outros. Além disso, com a pós graduação (mestrado e doutorado) o terapeuta ocupacional pode prestar concursos para o cargo de professor do ensino superior.

DURAÇÃO: 

8 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.

CONTEÚDO RECOMENDADO: 

Site do curso: http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/graduacao/terapia_ocupacional_graduacao/ 

Vídeo “Conheça o curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFMG” da série “Você estuda o quê?”: https://youtu.be/AsSp-lCF8EQ?si=u-JxVPcXJVg8AtSF