O Jogo de Cartas Colecionáveis UFMG é uma experiência interativa na qual os visitantes da Mostra Sua UFMG conhecem mais sobre a Universidade enquanto se divertem. Ele simula o estilo de jogos de cartas de RPG, com ilustrações que evocam magia, aventura e fantasia.

O Jogo é composto por 3 tipos de cartas

  • Cartas Curso: são 10 no total e listam todos os cursos de graduação da UFMG. Com elas em mãos, já é possível jogar o jogo com sua turma.
  • Cartas UFMG: são 12 no total e trazem informações sobre a Universidade, além de adicionar novas habilidades ao jogo.
  • Cartas Especiais: são 2 no total e se destacam por serem brilhantes, raras e com poderes especiais.

A maioria das cartas possui ícones que representam as habilidades: livro, lupa e lâmpada, que são acompanhados por números que indicam quantos pontos em cada habilidade a carta possui.

As cartas do Jogo de Carta Colecionáveis UFMG são:

Você pode jogar com quantas pessoas quiser, desde que cada uma tenha o seu próprio conjunto de cartas. 

O Jogo de Cartas Colecionáveis UFMG é composto por cartas curso (verdes), cartas UFMG (amarelas) e cartas especiais (brilhantes). A maioria das cartas possuem ícones que representam as habilidades: livro, lupa e lâmpada, que são acompanhados por números que indicam quantos pontos em cada habilidade a carta possui.

A jogabilidade é composta por:

  • Lance: é o momento do jogador jogar a carta escolhida. Cada jogador faz um lance a cada rodada.
  • Rodada: é uma sequência de lances feita por todos os jogadores. 
  • Partida: é formada por 3 rodadas.

 


REGRAS:

  • Você pode jogar com quantas pessoas quiser, desde que cada uma tenha o seu próprio kit de cartas. Em nenhum momento do jogo suas cartas serão misturadas com as dos outros participantes.
  • Para iniciar o Jogo de Cartas Colecionáveis UFMG, todos os jogadores devem embaralhar suas próprias cartas e fazer seu monte individual, que deve ser colocado sobre uma superfície com as faces voltadas para baixo.
  • Para iniciar a partida, todos devem pegar 7 cartas de seu monte. Dessas cartas, pelo menos uma deverá ser uma carta curso, caso contrário a pessoa deverá embaralhar novamente. Essas cartas são a sua mão, não devem ser visualizadas pelos outros jogadores.
  • Fica a critério dos jogadores a escolha de quem vai iniciar o lance, a ordem de jogada deve seguir o sentido horário. 
  • Na primeira rodada, é obrigatório que todos os jogadores lancem uma carta curso. O primeiro jogador decide qual das três habilidades (livro, lupa ou lâmpada) será pontuada na partida.
  • Ainda na primeira rodada, os outros jogadores deverão lançar cartas curso levando em conta a habilidade selecionada na rodada. 
  • Após todos os jogadores lançarem as cartas curso, começa a segunda rodada. É o momento de utilizar as cartas UFMG ou cartas especiais para somar pontos na habilidade da rodada.
  • O objetivo da rodada é superar a soma da pontuação dos adversários ao final de 3 lances. 
  • Vence a rodada quem tiver a soma com maior valor na habilidade escolhida.
  • As 7 cartas utilizadas na rodada deverão ser colocadas na pilha de descarte.
  • Uma nova rodada começa com a compra de novas cartas do seu monte, seguindo as mesmas regras anteriores. 
  • Vence a partida a pessoa que ganhou mais vezes em 3 rodadas.

Os personagens das cartas são os Flofas!

Flofas são seres misteriosos inspirados na flora e fauna dos campi da UFMG, que habitam os espaços da Universidade.

Algumas pessoas conseguem ver e perceber os Flofas em seu visual verdadeiro. Não se sabe porque habitam os campi da UFMG, existem muitas hipóteses e teses do motivo de eles estarem entre nós. 

Saiba mais sobre a fauna e a flora que habita os campi da UFMG na série de vídeos dos Flofas:

A edição de 2025 do Jogo de Cartas Colecionáveis UFMG no campus Pampulha contou com o total de 24 cartas, sendo 10 cartas Curso, 12 cartas UFMG e 2 Especiais.

As cartas Curso, que listam todos os 97 cursos de graduação da UFMG, foram distribuídas dentro de um envelope azul. 

Já as cartas UFMG, que possuem diversas informações sobre a Universidade, foram distribuídas nas salas interativas da Mostra. As cartas Especiais, que eram raras, tiveram que ser conquistadas pelos visitantes. 

Os primeiros visitantes da Mostra que conseguiram juntar as 24 cartas receberam um kit de brindes exclusivo:

  • Caixa para as cartas
  • Tabuleiro para o jogo
  • Cartela de adesivos
  • Modelo montável do Yaku

 

Para a edição de 2025 da Mostra Sua UFMG em Montes Claros foi desenvolvido um kit especial do Jogo de Cartas Colecionáveis UFMG, composto por 7 cartas com informações sobre o campus, produzidas exclusivamente para o evento no Norte de Minas.

Sendo assim, o jogo completo distribuído em Montes Claros era composto por 31 cartas:

  • 3 cartas Cursos MOC
  • 3 cartas UFMG MOC
  • 1 carta Especial MOC
  • 10 cartas Curso
  • 12 cartas UFMG 
  • 2 cartas Especiais

 

No dia da Mostra, os visitantes ganharam o envelope especial Montes Claros assim que chegaram ao campus. Posteriormente,  receberam o tradicional kit de cartas Curso. As demais cartas (UFMG e Especiais) tiveram que ser conquistadas nas atividades da Mostra.

Os primeiros visitantes da Mostra que conseguiram juntar as 31 cartas receberam um kit de brindes exclusivo:

  • Caixa para as cartas
  • Tabuleiro para o jogo
  • Cartela de adesivos
  • Modelo montável do Yaku

 

 

A primeira edição do Jogo UFMG foi distribuída na Mostra Sua UFMG – Campus Pampulha em 2024. O desejo de colecionar as cartas foi um dos fatores que levou os estudantes visitantes do evento a explorar todas as atividades do dia e conhecer vários espaços do campus. 

A primeira edição do Jogo UFMG é composta por 22 cartas no total: 10 cartas Curso, 10 cartas UFMG e 2 cartas Especiais.

O envelope com as 10 cartas Cursos foi entregue aos estudantes junto com o mapa do evento distribuídos na Praça de Serviços. Para colecionar as outras 12 cartas, os estudantes foram incentivados a participar das atividades da Mostra, que foram estrategicamente distribuídas nas salas que abrigavam atividades, estimulando os participantes a explorarem o campus em busca de completar suas coleções.

A dinâmica do jogo se mostrou extremamente eficaz, com os estudantes percorrendo todo o campus para coletar as cartas, motivados não apenas pela promessa de adicionar novas habilidades e elevar o nível de jogabilidade, mas também pela atração visual e imaginativa das ilustrações. Essa experiência não só engajou os participantes, mas também promoveu a interação entre os estudantes e o ambiente universitário de forma divertida e educativa, além de divulgar os cursos de graduação e outras informações sobre o que a UFMG tem a oferecer.