Mabe Bethônico e o Colecionador   índice de Notícias e Textos
2/3
 O Colecionador  Entrevista   voltar  avançar  
     
O Colecionador
  Abertura  
  Ensaios Visuais  
  Slide Show  
  Anotações  
  Coleção Hoje  
  Notícias e Textos  
  Envie sua coleção  
  Imprensa  
  Créditos  
  Contato  
  Ajuda  
   

MB: O senhor se interessa por outras coleções?
OC: Coisa assim de museu, não, mas gosto de gente que guarda coisas engraçadas. Tem uma pessoa que vem aqui que guardou todas as notas de todas as compras que ele fez em cinco anos. Depois ele organizou os itens das compras, as quantidades e preços. Ele agora faz uns gráficos de quantidade de cada coisa que ele comeu, numas tabelas. Em cinco anos ele sozinho gastou 79 pacotes de café. Fiquei impressionadíssimo.

MB: O senhor conhece mais alguém que coleciona jornais?
OC: Parece que muita gente guarda recortes de jornal. Um amigo meu guarda todas as palavras cruzadas; começou muito antes de mim, mas nunca falou disso. Ele nunca fez palavras cruzadas e nem vai saber fazer. Fala que é para quando se aposentar. O jornal fica poeirento e vai dar alergia. Tem uma mulher que ajuntava as receitas todas e de vez em quando experimentava fazer uma. Ela disse que costumavam não dar certo; começou a achar que era tudo mentira.

MB: O senhor também desconfia?
OC: Desconfio é dela como cozinheira.

MB: O senhor tem um sistema de preparo e rotina para o seu trabalho?
OC: Ah! Sim... Diariamente compro e faço uma leitura superficial, sem cortar o jornal novo. Guardo por alguns dias, vou empilhando e retirando dali aos poucos, de baixo pra cima, sempre em dívida com a coleção. Assim muitas vezes leio notícia velha, velhíssima. Os recortes, vou guardando numa caixa até separar, classificar, agrupando e dando nomes.

  © Mabe Bethônico 1996-2006