Mabe Bethônico e o Colecionador   índice de Notícias e Textos
3/3
  Jornais     voltar  avançar  
     
O Colecionador
  Abertura  
  Ensaios Visuais  
  Slide Show  
  Anotações  
  Coleção Hoje  
  Notícias e Textos  
  Envie sua coleção  
  Imprensa  
  Créditos  
  Contato  
  Ajuda  
   

Este texto foi transcrito do original publicado pelo jornal O Tempo.

O TEMPO
Magazine, p. 8
17 de janeiro de 2002

Mabe divide autoria com personagem fictício
Mabe divide autoria com personagem fictício O trabalho "O Colecionador", que a artista plástica Mabe Bethônico expõe a partir de hoje no Museu de Arte da Pampulha carrega certas curiosidades. O curador Adriano Pedrosa conta que, em qualquer mostra, o trabalho segue um padrão de preenchimento de uma ficha burocrática com nome da obra, autor, material etc. Pois Mabe faz questão de assinar a autoria do trabalho com o colecionador fictício criado por ela.
"A artista explica que ao colocar a figura desse personagem, abre-se a possibilidade de um olhar distanciado sobre uma obra que passa a não ser só dela. "Sou eu falando do trabalho do outro. E me interessa muito discutir esse posicionamento", diz.
"O resultado é uma coleção que, na verdade, constrói o contexto e o conceito sob os quais esse colecionador vive, possibilitando ao espectador traçar alguns pontos de sua personalidade. "Esse personagem faz uma coleção diária de imagens de jornal", explica Mabe. O colecionador da artista organiza essas imagens em pastas que estão subdividas, na mostra, em quatro itens: "Destruição", "Corrosão", "Construção" e "Flores".
"Essa obra de Mabe ficará exposta no museu pelos próximos seis meses. Serão expostas quatro pastas de cada item por vez. Segundo o curador Pedrosa, pela complexidade do trabalho é uma das obras que o museu tem interesse em adquirir. Ele adianta que já está em conversação com a artista nesse sentido. (EFA)

  © Mabe Bethônico 1996-2006