Evento Estande Nai

Os serviços prestados pelo Nai vão desde a Interpretação/Tradução até o Acompanhamento Pedagógico passando pela Produção de Materiais em diversos formatos. Confira a seguir.

O suporte pedagógico visa eliminar as barreiras que impedem ou dificultam o desempenho acadêmico do discente com deficiência, buscando oferecer estratégias pedagógicas e materiais de apoio que possam nortear o trabalho do aluno, do docente, de outros órgãos da Universidade (Colegiados, Diretorias, PRAE, Departamentos Acadêmicos).

Essas estratégias/recursos são pensadas para cada estudante, com o envolvimento efetivo do docente, levando em consideração o momento do curso, com o intuito de estimular o potencial de aprendizagem do aluno e incentivar o melhor aproveitamento das disciplinas, oferecendo um ensino de qualidade.

O NAI realiza também ações de apoio ao estudante:

  1. Orientação para organização de rotina de estudos;

  2. Treinamento de estratégias de estudo em momentos de estudo monitorado no NAI;

  3. Adequação do posicionamento do aluno em classe, buscando posicioná-lo no local mais adequado em função do uso de leitura labial, da acuidade visual ou de sensibilidade específica;

  4. Autorização do docente, mediante assinatura de termo próprio, para gravação de áudios das aulas, para estudantes com limitações motoras para a escrita;

  5. Envio antecipado do material utilizado nas aulas expositivas do professor, para estudantes com dificuldade em conciliar a atenção e o registro escrito, como por exemplo, alunos com Deficiência Visual, Surdez ou TEA.

O NAI sugere aos docentes a aplicação de diferentes formatos de prova, pois, algumas pessoas com deficiência podem ficar em desvantagem na participação em igualdade de condições com as demais pessoas, diante de algumas barreiras. Sendo assim, para que o estudante possa ser avaliado de forma a garantir a demonstração do conhecimento adquirido, são concedidas condições especiais de prova que visam equalizar as oportunidades, como por exemplo:

  1. Tempo adicional de prova, de até uma hora;

  2. Aplicação da prova em sala com número reduzido de estudantes, ou em sala individual;

  3. Prova em formato digital (registro das respostas no computador);

  4. Permissão para uso de tampões de ouvido pelo aluno, a fim de minimizar os fatores de dispersão.

Para aqueles que não tenham seu próprio dispositivo o NAI pode fazer o empréstimo de Lupa eletrônica manual; Gravador de voz, dentre outros.

A produção/adaptação de materiais didáticos em formato acessível é prioritariamente ofertada aos alunos com deficiência visual (cegos ou com baixa visão) atendidos pelo NAI/UFMG. O objetivo é oferecer uma versão adaptada/acessível dos materiais didáticos disponibilizado pelos professores aos alunos. O processo de adaptação passa pela conversão do material do formato imagem para texto digital. O texto gerado é formatado para leitura com leitores de tela. Se o material tiver alguma imagem, durante o processo de formatação são inseridas as audiodescrições das imagens. Finalizada a formatação, o material é encaminhado ao aluno no formato que mais se adeque à sua solicitação, como digital acessível (PDF e WORD), áudio (mp3) ou braille.

A adaptação dos textos é realizada pelos bolsistas do NAI, sob a supervisão e orientação dos servidores Revisores de Texto. Os revisores são também os responsáveis pela recepção das demandas de adaptação, revisão e envio dos textos adaptados.

O NAI presta suporte aos diferentes órgãos da universidade na promoção de acessibilidade em eventos institucionais. Tal suporte se dá a partir de manifestação da demanda dos órgãos para o NAI e de acordo com os recursos disponíveis.

O NAI tem em sua estrutura uma equipe de intérpretes que trabalham diretamente com os serviços de interpretação/tradução, que estão divididos em:

  • Interpretação em sala de aula (centro pedagógico, coltec, graduação, mestrado, doutorado);
  • Interpretação em defesas (graduação, mestrado, doutorado);
  • Interpretação em eventos solenes (colação de grau, posse e similares);
  • Interpretação no atendimento de balcão ao público surdo (interno ou externo);
  • Interpretação em reuniões de colegiados e similares;
  • Interpretação em pesquisas e/ou grupo de estudos;
  • Interpretação em cursos, simpósios, conferências e similares;
  • Interpretação em projeto de pesquisa, ensino e extensão.

Quanto aos serviços de Tradução que podem ser feitos, temos:

  • Material didático;
  • Participação nos processos seletivos (concursos);
  • Produtos midiáticos;
  • Documentos, portarias, editais e similares.

O NAI conta com um automóvel adaptado para auxiliar na locomoção/deslocamento de alunos e servidores com deficiência motora e com mobilidade reduzida, no campus Pampulha. Para o uso deste serviço, o interessado deve entrar em contato com o NAI para avaliação e cadastro. Após o cadastro, o usuário pode acessar o serviço por meio de contato telefônico (WhatsApp).

O NAI tem em sua estrutura uma equipe de profissionais que fornecem diversos tipos de treinamento e capacitação:

  • Treinamento do uso de Tecnologias Assistivas
  • Treinamento de Rotas
  • Treinamento para uso do Moodle