Histórico

“Na Onda na Vida”

“Na Onda na Vida” surgiu como um projeto de extensão universitária em 2005, com o objetivo de facilitar a popularização do conhecimento científico, divulgando pesquisas na área de Biologia em uma linguagem acessível a diversos públicos. A proposta, desde o início, é oferecer à sociedade conhecimentos especializados, facilitando um posicionamento crítico.

A produção do programa começa com a realização de entrevistas a pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Pequenos textos em linguagem radiofônica são redigidos por alunos de graduação a partir dessas entrevistas. Além de cumprir o papel social da Universidade, difundir a cultura da divulgação científica entre os pesquisadores da UFMG, contribuimos para a formação de estudantes de várias áreas com treinamento na escrita científica/jornalística.

“Ritmos da Ciência”

Em 2009, iniciamos a produção deste programa que une cultura, ciência e arte por usar canções da Música Popular Brasileira (MPB) como ponto de partida para contar curiosidades do mundo da ciência. Os temas variam de genética à astronomia.

Apoio financeiro: PROEX-UFMG (2006-2013), FAPEMIG (2006-2012),  CNPq (2006-2008), Proext/Mec-Sesu (2010, 2011 e 2013)