Skip to content

Novembro Negro 2019

Na edição de 2019, o Novembro Negro da UFMG convida todas(os) para construção de uma sociedade antirracista, justa e equânime. Com o tema “Aquilombar-se em tempos de luta” propomos resgatar o saberes e a força de nossos antepassados para que possamos resistir aos tempos difíceis. Nesse sentido, “Aquilombar-se” representa uma postura ativa de cada indivíduo que se posiciona política e socialmente buscando o rompimento de uma estrutura opressora. É um convite para descolonizar o pensamento, reconhecer as mazelas de um passado escravocrata e, sobretudo, mirar em uma postura efetiva de combate ao racismo.

A disposição para mudança parte de cada um, mas a estratégia é construída em conjunto: por meio de espaços coletivos de afeto trocamos saberes e experiências que promovem o fortalecimento de laços, o sentimento de pertencimento e o autocuidado. “Aquilombar-se” é compreender a história, reconectar com a ancestralidade e nos colocar em movimento para mudar a realidade, lutando pelo direito de existência da população negra.

Especialmente em Novembro (mas não apenas) vamos juntos partilhar de uma programação cheia de atividades culturais, acadêmicas e artísticas que evidenciam que a discussão racial é elemento fundamental para mudanças concretas na sociedade.

Em tempos de luta, “aquilombar-se” é preciso!

Comments are closed.