Data: 06 de novembro

Hora: 14:00

Local: Faculdade de Letras – Auditório Graciela Ravetti

Responsável/ Organização: Marcos Antônio Alexandre (UFMG), Eduardo de Assis Duarte (UFMG), Maria Nazareth Soares Fonseca (UFMG), Constância Lima Duarte (UFMG), Luiz Henrique Oliveira (CEFET-MG), Roberta Maria Ferreira Alves (UFVJM), Aline Alves Arruda (IF-MG), Adelcio de Sousa Cruz (UFV), Elisangela Lopes (IFSULDEMINAS), Gustavo Tanus (UERN), Cristiane Côrtes (CEFET-MG), Giovanna Soalheiro Pinheiro (IF-MG), Luana Tolentino (UFMG), Glauciane Santos (UFMG). 

Redes sociais: https://www.instagram.com/literafroufmg/ 

Resumo da atividade:

14:00 BSB / 18:00 Portugal
Mesa 2 – Reverberações da Negritude nas literaturas africanas de língua portuguesa Inocência Mata (Univ. Lisboa) – Francisco José Tenreiro: uma poética insular da negritude?
Pires Laranjeira (Univ. Coimbra) – A negritude africana de língua portuguesa: precedendo a luta armada de libertação nacional
Carmen Tindó Secco (UFRJ) – Negritude na poesia de José Craveirinha e outros autores
Mediação: Maria Nazareth Soares Fonseca – (UFMG/literÁfricas)  

16:00 BSB
Mesa 3 – A autoria negra na poesia e na ficção
Cuti (Escritor, SP): A poesia da crespitude
Luciany Aparecida (Escritora, BA): Etapas para a criação de um romance ou Mata doce: uma carta de começos
Mediação: Adélcio de Sousa Cruz (UFV) 

18:00
Performance – Nívea Sabino  

18:30
Intervalo + Sessão de autógrafos 

19:00
Mesa 4 – Machado de Assis e a Questão Racial no Brasil
Paulo Dutra (Univ. New Mexico) – Muito mais do que traiu-ou-não-traiu: a ambiguidade racial na obra de Machado de Assis
Pedro Meira Monteiro (Univ. Princeton) – A branquitude diante de Machado de Assis
Mediação: Eduardo de Assis Duarte (UFMG) 

O literafro – Portal da literatura afro-brasileira está presente na Internet desde 13 de dezembro de 2004. Seus fundadores e atuais gestores são professores e estudantes da UFMG e de outras instituições, integrantes do grupo de pesquisa “literafro – Portal da literatura afro-brasileira: pesquisas em rede”, registrado no CNPq.  

A partir de 2020, passa a ter como integrante o “GEED – Grupo de Estudos de Estéticas Diaspóricas”, igualmente apoiado pelo CNPq, e centrado na pesquisa das literaturas africanas e afrodiaspóricas, responsável pela alimentação da aba literÁfricas, com mais de 100 artigos lá disponibilizados. Além do portal, o grupo vem participando, ao longo destas duas décadas, de inúmeras publicações, com destaque para a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica (2ª. Reimpr. 2021, 4 vol.) e para os volumes didáticos Literatura afro-brasileira – 100 autores do século XVIII ao XXI (2. ed. 2019) e Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula (2. ed., 2019).  

Neste ano de 2024, o Portal comemora duas décadas de existência com uma enormidade de acessos no Brasil e um todo o universo da língua portuguesa, com nada menos que 230 páginas autorais incluindo: dados biobibliográficos e críticos; entrevistas; artigos acadêmicos; banco de referências de fontes de consulta de trabalhos acadêmicos sobre a questão; além de excertos da produção de autoras e autores afro-brasileiros, africanos e afro-diaspóricos.  

Nesse sentido, estaremos celebrando essas duas décadas voltadas para a pesquisa e divulgação da literatura de autoria negra com a realização do Colóquio Internacional Negritude & Literatura. O evento integra a programação do Novembro Negro da UFMG e será realizado na Faculdade de Letras nos dias 5, 6 e 7 de novembro próximo, com a participação de escritores e críticos brasileiros e africanos e transmissão ao vivo pelo canal do literafro no Youtube. 

**Informações de responsabilidade dos propositores e propositoras**