Data: 04 de novembro
Hora: 17:30
Local: Arena da FAFICH
Responsável/ Organização: Discentes: Ana Clara de Pádua e Andrade, Sharles Robert Mendes da Silveira Santo, Maria Olívia Patriota Floriano, Rafaela de Souza Silva
Resumo da atividade: Entendemos o Terreiro e a Universidade como espaços catalisadores de vida. Ambos produzem uma série de elementos materiais e simbólicos que constroem realidades e sujeitos, cada um à sua maneira e especificidade. O objetivo de nosso encontro é dialogar sobre essas especificidades, tendo como fio condutor a noção de “Natureza”, colocando em perspectiva os conhecimentos tradicionais e ancestrais afro-diaspóricos baseados na Umbanda Sagrada/Omoloco. Para além das discussões abstratas, queremos evidenciar como esses saberes atuam no terreno do cotidiano, como estão presentes em nossa vida, no nosso Sagrado, em nossa subjetividade, na coletividade e nos espaços políticos que ocupamos. A dimensão do cuidado consigo e com o outro também será debatida pois observamos um adoecimento coletivo, principalmente em meio a juventude, dentro do ambiente universitário, mas não só. Dessa forma, pensar em Natureza é pensar sobre Cuidado, pois como nos diz Pai Fred, não existe espiritualidade sem natureza e a espiritualidade nada mais é do que o maior ato de cuidado e amor próprio que podemos ter conosco. Sendo assim, refletir, se relacionar e ter consciência sobre a natureza é um dos caminhos fundamentais para a cura e para a construção de um bem viver coletivo, inclusive dentro da universidade.
Nossa mesa será composta por:
- Hugo Frederico, Pai de santo, líder espiritual da Tenda espiritualista Caminhos de Axé – TECA;
- Coral Veloso, filha da TECA e graduanda em Ciências Socioambientais pela UFMG;
- Mônica Guimarães, bacharela em Relações Públicas, MBA em liderança, educadora popular, conselheira de saúde e militante do Movimento Brasil Popular.
Venha conosco partilhar essa roda!
Observação: Traga um lanche para compartilhar!
Evento com emissão de certificado!
Formulário de inscrição para a atividade
**Informações de responsabilidade dos propositores e propositoras