Data: 07 de novembro
Hora: 19:30
Local: Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos
Responsável/Organização: Comunidade externa a UFMG: Cláudia de Souza Magno, Giovani Vicente de Paula Rocha
Redes sociais: https://www.instagram.com/ouronegro.oficial/
Resumo da atividade: A Associação cultural e artística Ouro Negro, propõe uma roda de conversa sobre vivência Congadeira, aberta ao público gratuita sobre os temas:
– Epistemologia é subjetividade do povo de Congado – que será ministrada pela fundadora e presidente da associação Claudia Magno que é uma mulher negra, pós graduada em Gestão cultural- Cultural desenvolvimento e mercado, Rainha Perpétua da Primeira Guarda de Congo Feminina do Bairro Aparecida da cidade de Belo Horizonte e estudiosa do tema proposto.
– Prática de cantos da fé – oficina ministrada por Giovani Rocha que é um homem negro Capitão Regente da Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia da Cidade de Conselheiro Lafaiete e Doutor Honoris Causa, pela Ordem dos Capelães do Brasil.
O público presente será convidado a aprofundar o conhecimento sobre a vivência congadeira, que conecta formas de viver e pertencer no mundo atreladas a memória, a ancestralidade e o sentimento de pertencimento que interagem com as confluências do vasto repertório de cantos e saberes dos Congados e Reinados de Minas Gerais.
O evento “As Contas do Nosso Rosário” , foi realizado através de um seminário na cidade de Conselheiro Lafaiete em 02/2025 e agora apresenta uma oficina, rica em detalhes deste cotidiano cujo tema é vivenciados pelos dois palestrantes.
As duas vivências apresentadas na roda de conversa proposta se complementam através do estudo teórico e a prática congadeira.
A oficina é aberta ao público de todas as idades direcionado a estudantes do tema, professores, comunidade congadeira e simpatizantes.
A duração será de 01 hora e 30 minutos, abrindo oportunidades para os inscritos fazer perguntas sobre o tema.
Durante a oficina serão utilizados retroprojetor para apresentação em PPT e tambor de congado para acompanhamento das músicas.
Não há necessidade de inscrição prévia. Durante a dinâmica será colhido nomes para a emissão do certificado emitido pela Associação cultural e artística Ouro Negro.
*Informações de responsabilidade dos propositores e propositoras*