Data: 17 de novembro

Hora: 18:00

Local: Faculdade de Medicina – Sala 463

Responsável/Organização: Discentes: – Sarah Esther Augusta Murta Ambrose 
– Letícia Gonçalves de Amorim 
– Bruna Vitória Souza Oliveira Almeida 
– Leonardo Fernandes Ruiz Diaz 
– Jessica Stephany Miranda Gonçalves 
– Bruno Mateus Pereira Balduino 
– Erik Vinicius Sousa Saraiva 
– Yuri Versiani Duarte Appolinário  
– ⁠Alzira de Oliveira Jorge 
– ⁠Alex Júnio Silva da Cruz 
– ⁠Elis Borde 
– Gabriela Andrade Ramalho 
– ⁠Carlos Inácio Andrade  
– Ana Gabriela da Silva Gomes 

Redes sociais: https://www.instagram.com/liascufmg?igsh=MXMwbWpzdzlsMjlkeg== 

Resumo da atividade: O simpósio, a ser realizado no dia 17 de novembro de 2025, integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão sobre o racismo e suas interseções com a saúde, a educação e os movimentos sociais. A atividade reunirá profissionais da área da saúde, pesquisadores, educadores e lideranças de movimentos sociais, buscando ampliar o letramento racial e fortalecer o compromisso com uma formação antirracista.
O evento será desenvolvido em um único turno, com recepção e café de abertura, seguida de mesa de palestras — que trará diferentes perspectivas sobre o racismo estrutural e institucional — e um momento artístico que valorize expressões culturais negras. Ao final, será realizada uma plenária aberta para o público, incentivando o debate e a construção coletiva de propostas de enfrentamento ao racismo.
Aberto à comunidade acadêmica e ao público externo, o simpósio contará com emissão de certificados, parcerias com outras ligas e coletivos, e será sediado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. A atividade integra as ações educativas da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LIASC) e reforça o compromisso com uma universidade mais diversa, crítica e comprometida com a equidade racial. 

Formulário de inscrição para a atividade: Via forms, disponibilizado no Instagram da liga ( @liascufmg) 

*Informações de responsabilidade dos propositores e propositoras*