Data: 26 de novembro
Hora: 19:00
Local: Auditório 2 – Faculdade de Ciências Econômicas – FACE
Responsável/ Organização: Comunidade externa a UFMG: Co-realizadores: PRAE e Instituto Cultural Casarão das Artes Negras ( Cida Reis e Rosalia Estelita Gregorio Diogo
Redes sociais: @praecomunica
Resumo da atividade: Como parte da programação do Novembro Negro 2025, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e o Instituto Cultural Casarão das Artes Negras oferta atividade complementar com a exibição do documentário “Flores do Cerrado”, dirigido por Cida Reis. A obra retrata a trajetória de um grupo de mulheres do Centro-Oeste Mineiro que, ao aprenderem a utilizar flores, frutos e seivas do Cerrado na produção de cosméticos, constroem caminhos de autonomia, empoderamento e superação da violência.
O filme acompanha o processo de transformação dessas mulheres, que encontram na natureza uma fonte de sustento, bem-estar e fortalecimento comunitário. Além de valorizar os saberes tradicionais, o documentário destaca a importância da preservação do bioma Cerrado, evidenciando sua riqueza e fragilidade diante das ameaças ambientais.
A exibição propicia um espaço de reflexão sobre a intersecção entre gênero, raça e meio ambiente, reforçando o compromisso institucional com o reconhecimento e a valorização das epistemes, estéticas e subjetividades negras.
- Direção: Cida Reis e Cristiane Lage
- País de Origem: Brasil
- Duração: 60 Minutos
- Classificação: Livre
- Aberto ao público externo: sim
Inscrição: ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO QUE QUEIRAM SE INSCREVER NAS ATIVIDADES E TER DIREITO AO CERTIFICADO:
- Entrar no Sistema de Gestão de Eventos com login e senha cadastrados
- Ir para esse link no período de inscrição nas AAC
- Assinar a lista de presença, disponibilizada pelo organizador do evento, no dia da atividade
- Para obter o certificado, é preciso estar inscrito no sistema e ter assinado a lista de presença
- OBS: comunidade externa não necessita de inscrição.
- Certificado através da lista de presença no dia do evento.
*Informações de responsabilidade dos propositores e propositoras*