‘Epistemes, estéticas e subjetividades negras’ é o tema deste ano; em 2024, evento concentrou mais de 120 atividades

Em novembro, o calendário escolar da UFMG reúne uma série de atividades acadêmicas e culturais para celebrar o Mês da Consciência Negra, com reflexões sobre o racismo, o direito à diferença e a valorização das raízes afro-indígenas. Desde 2018, entidades e coletividades da UFMG unem esforços em uma agenda única de eventos, o Novembro Negro UFMG, que promove o diálogo sobre as relações e desigualdades que afetam grupos de pessoas negras, brancas e indígenas.
Estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e o público externo podem propor iniciativas para compor a oitava edição do evento, que terá como tema Epistemes, estéticas e subjetividades negras. A escolha, definida mediante consulta pública à comunidade universitária, reafirma o compromisso social da UFMG em promover a defesa da Universidade pública inclusiva e antirracista, promovendo espaços para as ações afirmativas no ensino superior e em suas conexões com a sociedade.
Prazo
O prazo para submissão de atividades segue até 10 de outubro, por meio de formulário eletrônico. Podem ser inscritas propostas de naturezas diversas, como oficinas, exposições, workshops, palestras, rodas de conversa e manifestações artísticas. A edição 2024, que teve como tema A luta antirracista na UFMG, promoveu mais de 120 atividades gratuitas e abertas ao público.
Outras informações podem ser solicitadas na Diretoria de Política de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) pelo telefone (31) 3409-3986 ou pelo e-mail dir-acoesafirmativas@prae.ufmg.br.