Como parte da programação do Novembro Negro, o projeto Quarta doze e trinta recebe, no dia 29 de setembro de 2023, às 12h30, o espetáculo Mesa-redonda, do Coletivo 8it(e)nt4. A apresentação, gratuita, será realizada na Praça de Serviços, no campus Pampulha. A realização é da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult).

O espetáculo é inspirado no texto Vivendo de amor, da escritora feminista e antirracista bell hooks. Ele é estruturado em formato de debate, no qual a atriz Alice Cabral propõe ao público refletir sobre a realidade de muitas mulheres negras que sentem que não vivem e não viveram o “amor”.

Monólogo
Em cena, Alice assume sua identidade, e a temática Solidão da mulher negra permeia todo o espetáculo. Sempre em primeira pessoa, ela expõe experiências próprias e de outras mulheres, em crítica contundente aos padrões impostos pela sociedade branca.

Mesa-redonda é resultado de pesquisa em teatro documentário do Coletivo 8it(e)nt4, criado em 2016 por Alice Cabral, formada pelo Teatro Universitário da UFMG.

Descrição Imagem
Alice Cabral, no monólogo ‘Mesa-redonda’Foto: Raphael Carvalho