Data: 29 de novembro

Hora: 14:15

Local: Morro Encena Grupo de Teatro – Sede

Responsável/ Organização:

Altemar Di Monteiro
Anderson Feliciano
Matyane Andrade
Larissa Ferreira
Maria Moreira
Eliezer Sampaio Lili
Fabrício Policarpo
Veec Santos
Iasmim Alice
Herlem Romão
Licínia Maria Correa
Olojede Ojewoye
Clóvis Domingos
Renata Paz
Rogério Lopes
Negona Dance
Simon Oliveira

Redes sociais: @negrurasgrupodepesquisa

Resumo da atividade: O 2º Encontro Negruras, realizado na sede do Grupo Morro em Cena, no Aglomerado da Serra de Belo Horizonte, reafirma a periferia como lugar de produção de pensamento e criação, onde pesquisa e invenção poética se entrelaçam. Como uma folha borrada entre poéticas e pedagogias, entre periferias e centros, entre a universidade e o mundo, o Encontro propõe repensar a universidade não apenas atravessada pela periferia, mas constituída por ela. Suas mesas abrem espaço para refletir sobre modos de ensinar, criar e partilhar saberes nascidos da experiência e da ancestralidade dos territórios periféricos, tensionando limites, reinventando práticas e ampliando as possibilidades do conhecimento.

14h15 – Fala de abertura com Prof Dr Altemar Di Monteiro (UFMG) e Herlem Romão (Morro em Cena)

Mesa 1

DA PERIFERIA À UNIVERSIDADE: GINGANDO COM AS PEDAGOGIAS 29/11, sáb, às 14h30 – Sede do Morro em Cena

A mesa reúne experiências que atravessam territórios, do chão das comunidades negras no Brasil às tradições africanas vivas, fazendo circular as pedagogias forjadas na ancestralidade e na invenção cotidiana. É na ginga entre periferia e universidade que se abrem reflexões sobre diferenças, singularidades e potências desses saberes, bem como sobre os desafios e possibilidades de sua presença nos espaços acadêmicos.

Convidades: Profa Licínia Maria Correa (UFMG), Carlandréia Ribeiro e Herlem Romão Mediação: Prof Dr. Clóvis Domingos

* Cada participante da mesa terá 20 minutos para uma fala introdutória acerca da temática central da mesa a partir da sua trajetória.

Mesa 2

ENTRE A UNIVERSIDADE E A PERIFERIA: POÉTICAS DO CRUZO 29/11, sáb, 16h30 – Sede do Morro em Cena

A segunda mesa convoca artistas que inventam mundos a partir do corpo, da voz e da cena. É no cruzo que esses criadores e criadoras tensionam fronteiras, fazendo da prática e da teoria um trabalho contínuo. A mesa mergulha nas dramaturgias, nas tecnologias da presença e nas poéticas que emergem das periferias, perguntando como esses modos de criação podem reinventar também a pesquisa na universidade.

Convidades: Renata Paz, Rogério Lopes e Negona Dance

Mediação: Simon Oliveira (Morro em Cena)

* Cada participante da mesa terá 20 minutos para uma fala introdutória acerca da temática central da mesa a partir da sua trajetória.

*Informações de responsabilidade dos propositores e propositoras*