Data: 07 de novembro
Hora: 14:00
Local: Faculdade de Letras – Auditório Graciela Ravetti
Link de Inscrição: Clique aqui
Responsável/ Organização:Marcos Antônio Alexandre (UFMG), Eduardo de Assis Duarte (UFMG), Maria Nazareth Soares Fonseca (UFMG), Constância Lima Duarte (UFMG), Luiz Henrique Oliveira (CEFET-MG), Roberta Maria Ferreira Alves (UFVJM), Aline Alves Arruda (IF-MG), Adelcio de Sousa Cruz (UFV), Elisangela Lopes (IFSULDEMINAS), Gustavo Tanus (UERN), Cristiane Côrtes (CEFET-MG), Giovanna Soalheiro Pinheiro (IF-MG), Luana Tolentino (UFMG), Glauciane Santos (UFMG).
Redes sociais: https://www.instagram.com/literafroufmg/
Resumo da atividade:
14:00
Mesa 5 – Adão Ventura e a poesia afro-brasileira
Édimo de Almeida Pereira (PEW-APP) – Adão Ventura: loa ao poeta de Santo Antônio do Itambé
Gustavo Tanus (UERN) – Caminhos do poeta Adão Ventura, na vida, na literatura
Giovanna Soalheiro (CEFET-MG) – A expansão da linguagem: Abrir-se um abutre e outras imagens críticas de Adão Ventura
Mediação: Luana Tolentino (UFMG)
16:00
Mesa 6 – Ensino da literatura afro-brasileira
Íris Amâncio (UFF) – Letramento afroliterário – pressupostos métodológi-cos para o ensino de Literatura Afro-brasileira
Aline Alves Arruda (IF-MG) – Ensino de literatura afro-brasileira na educação básica: reflexões e ações necessárias
Telma Borges (UFMG) – Literatura para a infância e o campo literário no Brasil pós lei 10.639
Mediação: Cristiane Côrtes (CEFET-MG)
17:30
Intervalo
18:00
Costuras: apresentação litero-musical – Gabriela Pilati & Waldemar Euzébio
19:00
Encerramento – Palestra – Por entre águas e espelhos: tecendo novos lugares de significações literárias
Conceição Evaristo
Mediação: Luiz Henrique Oliveira (CEFET-MG)
20:30
Sessão de autógrafos
“O literafro – Portal da literatura afro-brasileira está presente na Internet desde 13 de dezembro de 2004. Seus fundadores e atuais gestores são professores e estudantes da UFMG e de outras instituições, integrantes do grupo de pesquisa “literafro – Portal da literatura afro-brasileira: pesquisas em rede”, registrado no CNPq. A partir de 2020, passa a ter como integrante o “GEED – Grupo de Estudos de Estéticas Diaspóricas”, igualmente apoiado pelo CNPq, e centrado na pesquisa das literaturas africanas e afrodiaspóricas, responsável pela alimentação da aba literÁfricas, com mais de 100 artigos lá disponibilizados.
Além do portal, o grupo vem participando, ao longo destas duas décadas, de inúmeras publicações, com destaque para a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica (2ª. Reimpr. 2021, 4 vol.) e para os volumes didáticos Literatura afro-brasileira – 100 autores do século XVIII ao XXI (2. ed. 2019) e Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula (2. ed., 2019).
Neste ano de 2024, o Portal comemora duas décadas de existência com uma enormidade de acessos no Brasil e um todo o universo da língua portuguesa, com nada menos que 230 páginas autorais incluindo: dados biobibliográficos e críticos; entrevistas; artigos acadêmicos; banco de referências de fontes de consulta de trabalhos acadêmicos sobre a questão; além de excertos da produção de autoras e autores afro-brasileiros, africanos e afro-diaspóricos.
Nesse sentido, estaremos celebrando essas duas décadas voltadas para a pesquisa e divulgação da literatura de autoria negra com a realização do Colóquio Internacional Negritude & Literatura. O evento integra a programação do Novembro Negro da UFMG e será realizado na Faculdade de Letras nos dias 5, 6 e 7 de novembro próximo, com a participação de escritores e críticos brasileiros e africanos e transmissão ao vivo pelo canal do literafro no Youtube.”
**Informações de responsabilidade dos propositores e propositoras**