Data: 17 de novembro
Hora: 18:00
Local: Faculdade de Medicina – Sala 463
Responsável/Organização: Discentes: – Sarah Esther Augusta Murta Ambrose
– Letícia Gonçalves de Amorim
– Bruna Vitória Souza Oliveira Almeida
– Leonardo Fernandes Ruiz Diaz
– Jessica Stephany Miranda Gonçalves
– Bruno Mateus Pereira Balduino
– Erik Vinicius Sousa Saraiva
– Yuri Versiani Duarte Appolinário
– Alzira de Oliveira Jorge
– Alex Júnio Silva da Cruz
– Elis Borde
– Gabriela Andrade Ramalho
– Carlos Inácio Andrade
– Ana Gabriela da Silva Gomes
Redes sociais: https://www.instagram.com/liascufmg?igsh=MXMwbWpzdzlsMjlkeg==
Resumo da atividade: O simpósio, a ser realizado no dia 17 de novembro de 2025, integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão sobre o racismo e suas interseções com a saúde, a educação e os movimentos sociais. A atividade reunirá profissionais da área da saúde, pesquisadores, educadores e lideranças de movimentos sociais, buscando ampliar o letramento racial e fortalecer o compromisso com uma formação antirracista.
O evento será desenvolvido em um único turno, com recepção e café de abertura, seguida de mesa de palestras — que trará diferentes perspectivas sobre o racismo estrutural e institucional — e um momento artístico que valorize expressões culturais negras. Ao final, será realizada uma plenária aberta para o público, incentivando o debate e a construção coletiva de propostas de enfrentamento ao racismo.
Aberto à comunidade acadêmica e ao público externo, o simpósio contará com emissão de certificados, parcerias com outras ligas e coletivos, e será sediado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. A atividade integra as ações educativas da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LIASC) e reforça o compromisso com uma universidade mais diversa, crítica e comprometida com a equidade racial.
Formulário de inscrição para a atividade: Via forms, disponibilizado no Instagram da liga ( @liascufmg)
*Informações de responsabilidade dos propositores e propositoras*