Reforma A Andifes, com a responsabilidade de congregar 54 instituições localizadas em todos os estados da Federação que reúnem mais de 600 mil alunos e se apresentam como referência de qualidade para o ensino superior no país, não apenas entra nessa discussão, como envolve a toda a comunidade acadêmica e os amplos setores da sociedade e de especialistas. Um grupo de sistematização acompanhará todos os debates e as propostas originárias de cada encontro serão analisadas em uma reunião do Conselho Pleno da Andifes. A partir delas será elaborada a proposta, prevista para estar concluída em maio. Programação Às 14 horas acontece a abertura oficial do evento, que será realizada pelo reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, e pela presidente da Andifes, reitora Wrana Panizzi, com as presenças do secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, deputados Iara Bernardi, da Comissão de Educação e Cultura, e Valdemar Corauci Sobrinho, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara dos Deputados. O evento será aberto à toda a comunidade acadêmica, e devem participar, também, representantes de diversas entidades ligadas ao ensino superior no país. Em seguida, acontecem quatro grupos de trabalho (GTs), com os seguintes temas: "Políticas e mecanismos de apoio à inovação tecnológica: papel da Universidade e relações com o Estado e as empresas", cujo expositor será Beto Vasconcelos, secretário-adjunto de Política Tecnológica do Ministério de Ciência e Tecnologia, "Arranjos institucionais para a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia", "O papel da Universidade na produção de conhecimento" e "Pós-graduação: a formação de recursos humanos para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação". Cada GT contará com um coordenador e um relator e será iniciado com a exposição breve de um convidado, que deverá apresentar um panorama do tema em questão. No dia 9, das 8 às 9h30, serão encerrados os trabalhos dos GTs. A partir das 10 horas, acontece a plenária de encerramento, com apresentação dos resultados dos GTs. Outras informações sobre o evento podem ser consultadas no site da Universidade de São Carlos.Nos próximos dias 8 e 9 de março, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o seminário "O papel da Universidade no desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação", segundo evento da série de cinco debates promovidos pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) com o objetivo de subsidiar a elaboração de uma proposta de reforma universitária a ser entregue ao Governo Federal. Nos dias 9 e 10 de fevereiro, a Universidade Federal do Paraná sediou a primeira discussão, sobre expansão e democratização do acesso ao sistema federal de ensino superior. O evento em São Carlos irá representar a região Sudeste na série.
O ministro da Educação, Tarso Genro, nomeou no dia 12 de fevereiro um Grupo Executivo que deve liderar o processo de discussão de uma reforma do ensino superior. A universidade pública brasileira tem sido o principal foco das discussões sobre essa reforma.
No dia 8, o evento começa às 8h30, com a realização de duas mesas-redondas. A primeira traz o tema "Transferência de tecnologia e inovação tecnológica: políticas, arranjos institucionais e mecanismos de apoio", com a participação de Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp, e José Eduardo Cassiolato, do Instituto de Economia da UFRJ. A segunda mesa-redonda debate a "Produção e difusão do conhecimento: papel e especificidade da instituição universitária" com a participação de Ennio Candotti, presidente da SBPC, e Marcos Barbosa de Oliveira, da Faculdade de Educação da USP.