Universidade Federal de Minas Gerais

CONVENIO UTL.JPG
Reitores Ana Lúcia Gazzola e José Lopes da Silva assinam convênio que prevê cooperação entre suas instituições
Foto: Eber Faioli

UFMG assina convênio com Universidade Técnica de Lisboa

terça-feira, 20 de julho de 2004, às 14h05

A reitora Ana Lúcia Gazzola recebeu, na manhã desta terça-feira, 20 de julho, o reitor José Lopes da Silva, da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Eles assinaram convênio de cooperação que prevê o desenvolvimento de projetos em diversas áreas do conhecimento. Lopes da Silva é presidente da Rede de Universidades Grupo Tordesilhas, da qual Ana Lúcia Gazzola é vice-presidente.

Em reunião com a reitora e pró-reitores, Lopes da Silva apresentou dados de sua Universidade e recebeu informações sobre a UFMG. Ambos os dirigentes apontaram áreas de interesse para cooperação, como biologia, arquitetura, educação física, química, física, economia, administração e agronomia, além das engenharias e geociências, setores em que as instituições já possuem projetos conjuntos.

"A UTL tem como prioridade o relacionamento com países que falam o Português, particularmente o Brasil, e a UFMG é uma instituição de grande valor, com a qual queremos intensificar relações", disse Lopes da Silva, ao citar o interesse especial pelo intercâmbio de estudantes de graduação, além de projetos em pós-graduação e em pesquisa. "Conheço a reitora Ana Lúcia há uns bons anos e esta visita à UFMG tem sido sempre pensada", reforçou.

Segundo a reitora, a parceria com Portugal é uma das prioridades da UFMG, sobretudo porque abrirá novas oportunidades para o intercâmbio de alunos. "A visita do reitor Lopes da Silva propõe campos de parceria estratégicos para a UFMG", disse. A UTL participa de um dos principais parques tecnológicos de Portugal, o Tagus Parque, que tem o reitor Lopes da Silva como presidente do Conselho Científico. "Este que poderá ser um importante parceiro para o o Parque Tecnológico de Belo Horizonte", comentou a Reitora.

Outra área de parceria entre as duas universidades deverá ser o Espaço Lusófono, programa para promoção de atividades de pesquisa e desenvolvimento com impactos estruturante e sustentável, que compõe Protocolo de Cooperação assinado recentemente entre os governos do Brasil e de Portugal.

Após visitar unidades acadêmicas no campus Pampulha, Lopes da Silva reuniu-se com pesquisadores da UFMG de várias áreas, para detectar setores específicos para cooperação.