A atração do Concerto às 18h45, do dia 4 de novembro, é o duo de canto e piano composto por Luciana Monteiro de Castro e Guida Borghoff. A apresentação está marcada para ocorrer no Conservatório UFMG, a partir de 18h45. A preço único, os ingressos custam R$ 5. O Conservatório UFMG fica à Av. Afonso Pena, 1534, no Centro.
No programa: Helza Camêu - Madrugada, op.25, n.5 (Manuel Bandeira) Dentro da noite, op.25, n.6 (Manuel Bandeira) Jangada (Edyla Mangabeira) Modinha (Hilma Cardoso) Modinha (Menotti del Picchia) Lenda (René Cavé) Boi-ê (Harmonização). Xavier Montsalvatge - Cinco Canciones Negras I- Cuba dentro de un piano (Rafael Alberti) II- Punto de Habanera (Néstor Lujan) III- Chévere (Nicolás Guillén) IV- Canción de cuna para dormir a un negrito (Ildefonso Pereda Valdés) V - Canto Negro (Nicolás Guillén). Hugo Wolf - Mignon (Johann W. von Goethe) I- Heiss mich nicht reden II- Nur wer die Sehnsucht kennt III- So lasst mich scheinen IV- Kennst du das Land. A programação completa de concertos está no site www.concertosconservatorioufmg.com.br. Luciana Monteiro de Castro Guida Borghoff
Iniciou-se em música no Coral Júlia Pardini, graduando-se em Canto na UFMG, na classe de Marilene Gangana. Concluiu também o curso de canto no Conservatório Nacional de Lisboa, com bolsa do governo português. Atuou como solista em obras sinfônicas como 2a Sinfonia de Mahler, Te Deum de Bruckner, Magnificat, Paixão Seg. São João, Oratório de Páscoa, Cantata 147 de Bach, Missa de Requiem e da Coroação de Mozart, Stabat Mater e Gloria de Vivaldi, Messias de Haendel, Come Ye Sons of Art de Purcell e Stabat Mater de Pergolesi, sob regências de David Machado, Emílio de César, Sílvio Viegas, Marcelo Ramos, Iara Fricke, Charles Rousin, dentre outros. Na ópera, cantou Dido, de Purcell e Carmen de Bizet, em Lisboa. Participou por vários anos do Grupo Experimental de Ópera dirigido por Geraldo Chagas, tendo atuado nos papéis de Orfeo, em Orfeo e Euridice, de Gluck, Charlotte, em Werther de Massenet, Eboli, em Don Carlo de Verdi, Principessa de Buillon, em Adriana Lecouvreur de Cilèa e Mensageira no Orfeo, de Monteverdi. Participou como solista na gravação de obras inéditas, como o Requiem de F. Durante, com o Coral Ars Nova, Matinas da Conceição, do Pe. José Maurício em Juiz de Fora e o Ofício das trevas, do Pe. J. Maria Xavier, com coro e orquestrada da Fundação Clóvis Salgado. Lecionou Canto na UEMG por 8 anos e há 2 anos leciona na Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu Mestrado na UFMG em música brasileira e com colegas desta instituição tem realizado trabalho de pesquisa e divulgação da canção de câmara brasileira.
Pianista recitalista e camerista de vasta experiência, Guida Borghoff estudou com os professores J. Kliass, Jacques Klein e Arnaldo Estrella. Graduou-se em Música de Câmara em Freiburg, Alemanha, sob a orientação de Fany Solter e Helmut Barth. Posteriormente, em Karlsruhe (Alemanha), concluiu pós-graduação em Liedbegleitung, acompanhamento de canções, sob a orientação dos professores Hartmut Höll e Mitsuko Shirai. Sua carreira inclui atuações ao lado de músicos como Simon Blech, Paulo Sérgio Santos, Neide Thomas, Celine Imbert, Reginaldo Pinheiro, dentre outros. Fez várias gravações para rádio e televisão. Possui discos gravados com obras de Villa-Lobos, um deles resultado do espetáculo "Villa-Lobos das Crianças", premiado com o "Prêmio Governador de São Paulo" de 1988. Em Master Classes, trabalhou com alunos de piano e canto nas Universidades de Campinas, Belo Horizonte e nos festivais de Campos do Jordão e Diamantina. É professora de piano e música de câmara nos cursos de graduação e mestrado da Escola de Música da UFMG. Coordena a área de música do Festival de Inverno da UFMG desde 2001. Também na UFMG, coordena o grupo de pesquisa "Resgate da canção brasileira", de pesquisa e divulgação da canção brasileira.