Universidade Federal de Minas Gerais

Reitora, ministro e diretor.jpg
Professor Aloysio Gonzaga, diretor da Faculdade de Direito da UFMG, Reitora Ana Lúcia Gazzola e Ministro Tarso Genro
Foto: Foca Lisboa

Tarso Genro abre seminário na Faculdade de Direito

quarta-feira, 3 de novembro de 2004, às 17h33

O Ministro da Educação, Tarso Genro, faz nesta quarta-feira, 3, em Belo Horizonte, a palestra de abertura do 8º Seminário de Ensino Jurídico, evento promovido pela Seção de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com a Faculdade de Direito da UFMG, para debater a qualidade do ensino e a proliferação de escolas de Direito no país.

Em sua intervenção, o Ministro fará uma critica à mercantilização do ensino jurídico. "Este fenômeno tem relação com a ditadura do mercado sobre a vida pública, e cria uma cultura de degradação das instituições fundamentais do estado", antecipou Tarso Genro, em encontro com a reitora Ana Lúcia Gazzola, horas antes do Seminário.

Ainda no gabinete da Reitora, Tarso Genro falou sobre a aproximação que tem procurado manter entre o MEC e as universidades. "Não há posibilidade de um projeto educacional consistente para o Brasil sem que o governo e o MEC estejam estreitamente ligados às universidades, particularmente às federais", afirmou, ao acrescentar que "as universidades são o elemento sem o qual o Estado não pode cumprir suas finalidades".

A Reitora comentou que a presença do Ministro na UFMG demonstra a grande capacidade de diálogo que tem caracterizado sua gestão no MEC.

Programação
A cerimônia de abertura acontece a partir de 18h, no auditório Professor Alberto Deodato da Faculdade de Direitor (av. Álvares Cabral, 221). O ato pedagógico no curso de Direito: o ensino do Direito em tempo de mudança será o tema central do Seminário, que prossegue até sexta-feira, dia 5, com painéis de debates acontecendo todos os dias, no Hotel Mercure (av. do Contorno, 7315, biarro de Lourdes).

Além do ministro e da reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola, a abertura do Seminário contará ainda com a presença do presidente da OAB Federal, Roberto Antônio Busato, do presidente da seccional de Minas Gerais, Raimundo Cândido Júnior, e do presidente da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, Paulo Roberto de Gouvêa Medina.
Mais informações na internet.