A partir de março de 2005, pesquisadores de seis universidades, dentre elas a UFMG, começam uma empreitada para identificar os fatores de maior influência na aprendizagem e no sucesso escolar das crianças brasileiras entre 7 e 11 anos. Durante quatro anos, eles acompanharão o processo educacional de cerca de 30 mil alunos de 309 escolas em cinco estados, registrando os avanços alcançados pelos estudantes. Só em Belo Horizonte, serão 60 escolas (20 municipais, 20 estaduais e 20 particulares) e cinco mil estudantes. As pesquisas também serão realizadas em Campinas, Campo Grande, Rio de Janeiro e Salvador. A participação da UFMG ocorrerá por meio do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game) da Faculdade de Educação. Denominado Geres, o grupo vai testar os alunos através de exames de leitura em português e operações básicas de matemática. Além de avaliar os estudantes, a pesquisa analisará dados sobre as características das escolas e as condições familiares das crianças. Para isso, os próprios alunos, seus pais, professores e diretores deverão responder questionários elaborados pelo Geres. "Temos consciência de que a aprendizagem ocorre por fatores familiares, do grupo social de referência do aluno e também por questões escolares. Mas nosso foco será sobre este último", explica o coordenador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game) da FaE, José Francisco Soares, professor do Departamento de Estatística do ICEx. O Geres deverá preparar relatórios anuais sobre a situação do aprendizado no Brasil. "Não queremos ranquear as escolas", ressalta Francisco Soares, lembrando, entretanto, que os resultados poderão ajudar educadores e gestores a melhorar a educação no país. "Vamos identificar as características escolares que aumentam o aprendizado e diminuem a influência da origem social dos alunos em seus resultados de aprendizagem", esclarece. Inovador
José Francisco Soares diz que o projeto é inovador porque vai acompanhar os mesmos alunos ao longo dos quatro anos. Segundo ele, o estudo avaliará a trajetória do estudante, medindo a real contribuição da escola brasileira no processo de aprendizado. O coordenador afirma, ainda, que o objetivo é identificar as práticas e condições escolares que potencializam o aprendizado dos alunos.