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Os vencedores do concurso que escolheu o nome e o slogan da emissora de rádio da Universidade, que em breve estará no ar, na freqüência FM 104,5 receberam nesta sexta-feira, 19, os prêmios correspondentes às duas categorias, em cerimônia realizada na Sala de Sessões da Reitoria, campus Pampulha. Os estudantes Amanda Antunes Petuba, da Escola de Arquitetura, Igor Machado Malaquias, da Escola de Engenharia, e Aline Pinto Luz, estudante de disciplina isolada na Faculdade de Letras dividiram o prêmio pela escolha do nome UFMG Educativa e dividiram o prêmio de R$ 1 mil. Como prêmio pela sugestão do slogan da rádio, A estação do conhecimento, Christianne Luce Gomes, professora dos cursos de Educação Física e de Turismo, recebeu também o prêmio de R$ 1 mil. No ato, ela foi representada por Daniel Hubner. Foi concedida menção honrosa ao slogan A voz e a vez da educação, inscrito por Carlos Alberto Khouri Rossi, funcionário da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods). Premiação Participaram do júri que premiou os vencedores o jornalista Raquel Matos, presidente; radialista e publicitário Élzio Costa; jornalista Enderson Cunha, da Assessoria de Comunicação Fafich; professores Waldir de Castro e Paulo Bernardo, do Departamento de Comunicação da Fafich; publicitário José Alberto da Fonseca, presidente da Rádio Inconfidência; e estudante de comunicação social, Yara Castanheira. Sonho e realidade Desta vez, graças a gestões desenvolvidas junto às áreas do governo federal, que implicaram em assinatura de convênio com a Radiobrás, o canal foi finalmente concedido à à Universidade, após mais de 20 anos de espera. "Foi uma vitória política da UFMG, pela qual várias gerações lutaram", disse a reitora. Ela enfatizou também o papel estratégico da emissora, no contexto da política de comunicação da instituição, "que pela primeira vez na história da UFMG desempenha um papel estratégico, como parte integrante da gestão universitária". Concurso Concorreram 591 propostas, apresentadas por estudantes de graduação e pós, funcionários técnicos e administrativos e professores da Universidade. O nome e o slogan foram escolhidos por decisão unânime do júri organizado para apuração. Em cada categoria.
Os prêmios foram entregues pela reitora Ana Lúcia Gazzola, que presidiu a solenidade, pelo vice-reitor, Marcos Borato Viana, pela diretora de Divulgação e Comunicação, Maria Céres Pimenta Spínola de Castro, e pelo superintendente de negócios da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do concurso, Dimas Wagner Lamounier.
Em sua fala durante cerimônia de premiação, a reitora Ana Lúcia Gazzola disse que a UFMG Educativa representa a materialização de um sonho de muitas décadas acalentado pela comunidade universitária. Ela lembrou episódio, acontecido à época do regime militar, quando a UFMG havia preenchido todas as condições para obter o canal mas, à última hora, a concessão foi dada a um grupo privado.
O concurso mobilizou grande parte da comunidade universitária. De 15 de setembro a 15 de outubro, o portal da UFMG recebeu 3.261 acessos de internautas interessados em informações sobre a iniciativa. Segundo dados do setor de web do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, no período foram realizados 3.129 downloads do edital do concurso.
O gerente da agência da Caixa no campus Pampulha, Sidney Ruas, disse que ao patrocinar o concurso a Caixa Econômica procurou reforçar a parceria que há muito mantém com a UFMG. "Vemos essa aproximação também como uma forma de servir aos nossos clientes, que possuem vínculo com a Universidade", completou Ruas.