Uma coletânea dos textos apresentados no seminário Ampliação do Acesso à Universidade Pública - uma Urgência Democrática, realizado em maio de 2003 no campus Pampulha da UFMG, foi reunida pela Editora UFMG no livro Universidade e Democracia - Experiência e alternativas para a ampliação do acesso à Universidade pública brasileira. O lançamento da obra acontece nesta terça-feira, 14, durante noite de autógrafos na Livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274, Belo Horizonte). A organizadora do volume, professora Maria do Carmo Lacerda Peixoto, que coordena o Comitê de Avaliação Institucional da UFMG e foi também organizadora do seminário, diz que o livro nasceu da necessidade de divulgar mais amplamente as discussões processadas naquela ocasião, dada a urgência e oportunidade da matéria. "Estivemos envolvidos em um processo que começou com a organização do seminário Ampliação do Acesso à Universidade Pública - uma Urgência Democrática, cujos resultados consideramos muito produtivos, tanto pelas presenças que atraiu quanto pela qualidade dos debates. Em vista dessa constatação, a Reitoria da UFMG decidiu que seria importante publicar o material produzido pelo seminário, tarefa que também ficou sob minha responsabilidade". Segundo Maria do Carmo, o livro contém todos os textos apresentados ao seminário, alguns deles de professores de nossa universidade e outros de instituições convidadas, desde reitores, representantes do MEC e especialistas em educação em geral. Agenda Segundo Borato, "há os que temem que qualquer medida que venha a ampliar o acesso implicaria, necessariamente, a perda dos patamares de excelência tão duramente construídos nas Universidades públicas do País. Contrariamente a essa posição, há os que insistem que as instituições federais de ensino superior teriam sua qualidade mantida e seriam, além disso, robustecidas, caso ampliassem e democratizassem o percentual de atendimento aos que concluem o ensino médio. Entendendo como necessárias uma exposição mais completa das posições e uma análise mais pormenorizada das implicações de cada uma delas, a Universidade Federal de Minas Gerais sediou um encontro cujos textos compõem este volume". Ele continua: "Assim procedendo, entendemos estar cumprindo o que se espera de uma instituição pública e, em particular, de uma Universidade pública: a atenção aos debates que atravessam a sociedade e o compromisso com a criação e a defesa permanente de espaços livres e responsáveis de discussão. Não é outra a tradição da UFMG e são esses os valores que estiveram presentes no seminário Ampliação do Acesso à Universidade Pública: Uma Urgência Democrática". E, finalmente: "A Universidade pública pode contribuir, efetivamente, para estender a camadas mais amplas da população do País os benefícios decorrentes da educação superior, como parte das condições de possibilidade de inserção cidadã dos indivíduos na sociedade. A preservação da autonomia e diversidade — de perfis e inserção social — desta Instituição requer a utilização de instrumentos diversificados de democratização do acesso, o que se evidencia nos textos que compõem este livro'.
Na apresentação do volume, o professor Marco Borato Viana, vice-reitor da UFMG, diz: "Pressionada, de um lado, pelo aumento exponencial da diplomação no ensino médio e, de outro, pelo espalhamento dos valores democráticos na história recente de nossa sociedade, a temática da ampliação do acesso ao ensino superior público integra, hoje, a agenda da Universidade brasileira. Dessa temática, como era esperado, comentários diversos vêm-se ocupando e, a seu propósito, posições opostas articulam-se."