Universidade Federal de Minas Gerais

Cristina Horta/ESTADO DE MINAS
Maria Regina Nabuco.JPG
Professora Maria Regina Nabuco, morta no último dia 29

Morre a economista Maria Regina Nabuco - missa será nesta terça-feira

quinta-feira, 30 de dezembro de 2004, às 13h02

Faleceu ontem, 29, e foi sepultada em Belo Horizonte a ex-professora da UFMG Maria Regina Nabuco. Tinha 62 anos. Economista formada pela Faculdade de Ciências Econômicas (Face), foi professora do Departamento de Ciência Política e do Departamento. de Ciências Econômicas. Pertenceu também aos quadros da PUC-MG, onde lecionava no curso de pós-graduação em Ciências Sociais.

Ex-secretária de Abastecimento da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte na gestão Patrus Ananias, ocupava ultimamente a presidência do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a coordenação do Núcleo de Instituições Públicas Federais em Minas Gerais.

Na administração pública, contam-se entre suas realizações a implantação do programa de abastecimento popular (rede ABC), dos restaurantes populares de Belo Horizonte e do programa Direto da Roça.

Tristeza
A respeito do falecimento de Maria Regina Nabuco, disse o professor da Face e do Cedeplar, João Antônio de Paula: "Sua morte entristece e empobrece a UFMG. Seus muitos alunos e colegas tiveram nela, sempre, demonstração de dedicação, competência e generosidade excepcionais".

Segundo ele, "Maria Regina destacou-se pela rara combinação de sólida formação teórica e decidido engajamento na busca da superação das crônicas mazelas de nossa sociedade, do ponto de vista democrático e popular. Sua falta é, por isso mesmo, insanável, sobretudo nesse momento em que estamos desafiados a superar as grandes dificuldades contemporâneas".

Missa
A missa de sétimo dia, em intenção da professora Maria Regina Nabuco, será celebrada na terça-feira, dia 4, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora do Líbano, na rua Pouso Alegre, 659 (anexa ao colégio Santa Maria).