Completa um ano nesta terça-feira, 1º de março, o sítio UFMG on line, página eletrônica que reúne as notícias e o conjunto de veículos de produção do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG: Boletim, TV UFMG, Revista Diversa, Web e Criação e marketing. Desde que o portal da UFMG foi reformulado, com a criação de uma página específica de notícias, foram publicados 1.389 textos, produzidos pela equipe de jornalistas e estagiários da redação do Cedecom. Considerados apenas os dias úteis, foram publicadas em média seis notícias por dia. "Ao darmos visibilidade ao trabalho desenvolvido na UFMG, garantimos o acesso à informação, aproximando universidade e comunidade externa", diz a diretora do Cedecom, professora Maria Céres Pimenta Castro. Ela comenta que o setor está aberto a críticas e sugestões. "Pautas de matérias jornalísticas podem ser enviadas por e-mail", afirma. Também há um ano o site da UFMG ganhou versões em inglês e espanhol. A versão trilíngüe e a página de notícias completamente nova atendem à demanda de internacionalização da Universidade e dão maior agilidade à veiculação de informações relacionadas à Instituição e áreas afins. A página específica de notícias é mais leve e, portanto, carrega-se com mais velocidade. "Outra novidade é que ela é um espaço exclusivo de notícias jornalísticas, onde são encontradas informações atualizadas dia-a-dia, além do Boletim, revista Diversa, TV UFMG e clipping", esclarece o web designer, Luís Carlos de Oliveira, responsável pelo desenvolvimento do layout. Ele explica que o site foi aperfeiçoado a partir de críticas feitas pelos próprios jornalistas do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) e de outros "navegantes", que identificaram algumas falhas no modelo atual.