Nesta quarta-feira, 4, a atração da série VivaMúsica, da Escola de Música da UFMG, é o seu Grupo de Percussão, que se apresenta sob a coordenação do professor Sérgio Aluotto. O concerto acontece às 18h30, com entrada franca, no auditório Fernando Mello Vianna, e integra o programa de comemorações dos 80 anos da Escola de Música. A apresentação será precedida da palestra As figuras geométricas como meio de representação, por Sérgio Aluotto, também aberta ao público em geral. Programa No programa do concerto, peças de Sérgio Aluotto (Dorme Fulô; O tambor, a caixa e a tampa de panela; Incipt Vita Nova), Elliot Carter (Saeta), Tokuhude Niini (For Marimba 1), Camargo Guarnieri (Estudo), Antony Korf (Blue Rhythm Quintet) e Bob Becker (New Thaan). No mesmo dia, às 17h40, Aluotto faz palestra sobre o tema “ Grupo de Percussão Desde então, tem participado de eventos promovidos por diferentes instituições, dentre os quais, da série Concertos do Século XX, da Fundação Clóvis Salgado, e de atividades da Fundação de Educação Artística e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), além de encontros nacionais e internacionais. (Com Assessoria de Comunicãção da Escola de Música)
O repertório do Grupo de Percussão reúne música contemporânea, escrita originalmente para percussão e também arranjos, especialmente de música brasileira, para uma gama de instrumentos, que incluem marimba, vibrafone, xilofone, tímpanos, bateria, pandeiro, gongos e até objetos como latas, panelas de freio e o próprio corpo dos músicos.
Formado por Antônio Loureiro, Bruno Santos, Edson Fernando, Lúcia Campos, Mateus Bahiense, Matheus Oliveira, Marilene Trotta, Tarcísio Braga e Tiago, o Grupo de Percussão da UFMG nasceu em 1998, ano em que foi criado o curso de bacharelado em Percussão nesta universidade.