Universidade Federal de Minas Gerais

Foto: Eber Faioli
DSCN2878.JPG
Vista aérea da Praça de Serviços, ponto de encontro dos visitantes e local dos eventos culturais da Mostra das Profissões

Mostra de Profissões recebe 40 mil estudantes

quarta-feira, 25 de maio de 2005, às 19h00

Desde a última segunda-feira, a Universidade recebeu, no campus Pampulha, cerca de 40 mil estudantes, de 48 cidades cidades mineiras, superando a expectativa inicial de 35 mil pessoas. Para a comunidade universitária, a Mostra das Profissões pode ser considerada momento de integração e troca de experiências. Para os alunos do ensino médio, é oportunidade de conhecer a UFMG e os 48 cursos oferecidos pela Instituição. “A Mostra deste ano foi um sucesso. Avançamos na organização e pudemos atender a um número maior de estudantes. Destaco também o apoio recebido das secretarias de Educação Municipal e Estadual”, ressalta a professora Cristina Augustin, pró-reitora de Graduação da UFMG.

A segunda edição da Mostra das Profissões contou com três grandes palestras e cerca de 420 minipalestras, além de Salas Interativas e apresentações culturais. Nesta quarta-feira, último dia do evento, ao meio-dia, foi a vez da Gerais Big Band atrair a atenção de centenas de estudantes, que lotaram a lona da Praça de Serviços. A futura geração de profissionais e pesquisadores (veja enquete sobre as angústias da juventude atual) visitou o campus em busca de muita informação, principalmente no que diz respeito à Universidade. “Percebo que a maior expectativa dos alunos é mesmo a de, um dia, ingressar na UFMG”, comentou a professora Silvana de Vasconcelos Cançado, do departamento de Tecnologia de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que apresentou as mini-palestras de Veterinária.

DSCN0140.JPG
Auditório lotado também na minipalestra sobre Zootecnia
Foto: Foca Lisboa

Para a professora Rita de Cássia Marques, coordenadora do curso de Ciência da Nutrição, foi surpreendente a procura de informações sobre a área. “Eu me assustei com o público presente às palestras. É interessante perceber como tanta gente busca compreender o ofício dos nutricionistas. O curso tem despertado a atenção das pessoas”, ressalta Rita Marques. Criado em 2003, o curso de Ciência de Nutrição foi o terceiro mais concorrido na última edição do Vestibular da UFMG. O índice surpreende, principalmente, por se tratar de uma área ainda recente na Instituição. Durante as minipalestras, os estudantes quiseram saber mais sobre o que oferece a profissão: “Eles têm muitas dúvidas sobre mercado de trabalho. Neste ponto, o programa Fome Zero, do governo federa, ampliou o entendimento sobre a abrangência da Ciência da Nutrição”, completa a professora.

Outra área bastante procurada, Odontologia reuniu estudantes também interessados em conhecer o mercado de trabalho da profissão. Segundo o professor e palestrante João Henrique Lara do Amaral, do departamento de Odontologia Social e Preventiva, boa parte dos estudantes deseja saber se a profissão é capaz de render-lhes ganhos futuros. Além disso, ressalta, há grande interesse pela pesquisa. “Mas percebo nos estudantes a visão da Odontologia privada, em que o profissional atende os pacientes em seu consultório próprio. Eles não têm idéia do que seja atendimento social”, completa.

DSCN0121.JPG
Visitantes puderam saber mais sobre os cursos de graduação da UFMG nas diversas Salas Interativas
Foto: Foca Lisboa