Uma disputa entre robôs móveis autônomos marca a competição Robô-Bandeira, que acontece na próxima quinta-feira, dia 30, às 19h, no Auditório 2 do Instituto de Ciências Exatas, no campus Pampulha. Os robôs foram construídos como parte do trabalho final da disciplina Introdução à Robótica, oferecida pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG no primeiro semestre de 2005. O objetivo da competição é proporcionar ao aluno a experiência de projetar, construir e integrar um sistema robótico complexo funcional, que deve interagir adequadamente com o mundo real (dinâmico e parcialmente estruturado).
Um campo retangular será o palco do confronto entre os robôs, que disputarão várias partidas. O objetivo máximo é capturar a bandeira do exército inimigo. Como cada exército está interessado em se apossar da tecnologia inimiga, a captura de outros equipamentos auxiliares também pode trazer benefícios estratégicos, porém de mais longo prazo. Os equipamentos de cada exército são identificados por cores distintas. Além de capturar equipamentos, cada tropa deve recuperar tecnologia própria eventualmente tomada pelo inimigo.
Segundo o professor Mário Campos, orientador do trabalho, os alunos, ao final da disciplina, terão aprimorado seus conhecimentos em robótica e, em particular, em eletricidade, eletrônica, mecânica, controle e computação. "Eles certamente terão uma noção correta da distância entre abstrações teóricas e as idiossincrasias do mundo real", sentencia.