Qual a maior distância que um carro pode percorrer com apenas um litro de gasolina comum? A pergunta será respondida na próxima semana, quando acontece, em Indaiatuba, no estado de São Paulo, de 7 a 9 de julho, a II Eco Maratona. A competição, que terá entre seus 18 concorrentes um carro projetado pela UFMG, é promovida pela Confederação Brasileira de Automobilismo. De acordo com o professor Paulo Iscold, coordenador do projeto da Universidade, a meta de sua equipe é percorrer 380 Km com apenas um litro de gasolina. O carro mineiro foi apresentado para a imprensa na manhã dessa sexta-feira, 1° de julho, no estacionamento do Mineirão. Com design bastante moderno, o automóvel pretende concorrer em busca do melhor rendimento mecânico, entre os concorrentes nacionais. A marca do vencedor da edição do ano passado da Eco-Maratona atingiu 155km/l. "Apesar de ser bem menor do que o recorde mundial, que chegou a 3.800 Km há cerca de um mês, é uma marca bastante difícil de ser alcançada", explica Iscold. Competições com carros de milhagem existem, na Europa, desde a década de 1970, como a Shell Eco-Marathon. Atualmente, há provas por toda a Europa, o Japão e, desde do ano passado, no Brasil. Preparado para correr O projeto tem também a colaboração de pesquisadores do Cetec. "Temos uma equipe de peso representando a UFMG", comenta Iscold, ao lembrar que outros nomes integram esse time, como os professores Ramon Molina, Rogério Pinto Ribeiro, da mecânica, além de Leonardo Torres e Marcos Severo, da eletrônica. Para obter tanto rendimento, os carros de milhagem andam a uma velocidade média de 30km/h. "É preciso ligar o motor, acelerar até uma velocidade maior que 30km/h e então desligá-lo", explica Iscold. A partir desse ponto, o carro vai "no embalo". Ao atingir velocidade abaixo de 30km/h, o motor é novamente ligado. O carro mineiro obteve patrocínio da AutoJapan e contou com o apoio dos departamentos de Engenharia Mecânica, Escola de Veterinária, Escola de Engenharia e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG para o desenvolvimento do prótótipo. O custo, considerado baixo, atingiu R$ 7 mil. "Nosso objetivo", explica Iscold, "é colocar à prova o desempenho mecânico do carro".
O carro mineiro começou a ser preparado há dois meses, com a participação de alunos da graduação e pós-graduação dos departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.