Universidade Federal de Minas Gerais

possetv.jpg
Reitores da Uni-BH, Sueli Baliza, da UFMG, Ana Lúcia Gazzola e da PUC-Minas, Eustáquio Afonso Araújo
Foto: Foca Lisboa

TV Universitária dá posse a novo Conselho de Programação

sexta-feira, 2 de setembro de 2005, às 10h14

Os novos membros do Conselho Consultivo de Programação da TV Universitária tomaram posse nessa quinta-feira, 1° de setembro, em sessão solene no Conservatório UFMG.

Ao dar posse aos comunicólogos Teresa Goulart, José Alberto da Fonseca, João Paulo Cunha, Maria Céres Pimenta Spínola Castro e Tadeu Martins, que passam a integrar Conselho, a reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola, afirmou que "canal universitário é sinônimo de cidadania".

A Reitora ressaltou a função social das instituições de ensino superior e seus respectivos veículos de comunicação. Já o reitor da PUC-Minas, professor Eustáquio Afonso Araújo, lembrou que a TV Universitária tem dupla responsabilidade: oferecer à sociedade programação diferenciada e formar futuros profissionais de comunicação.

Canal Universitário
Em funcionamento desde 1998, a TV Universitária é um consórcio que reúne emissoras de três universidades sediadas em Belo Horizonte - UFMG, PUC-MG e UEMG - além do Centro Universitário UNI-BH. A programação é exibida através da TV a cabo nos canais 14 (Way TV) e 12 (Net). As duas operadoras, Net e Way, contam, atualmente, com cerca de 150 mil assinantes, número equivalente a 600 mil telespectadores

Com uma produção compacta, porém expressiva em sua qualidade, a emissora já se tornou importante fonte de informação para diversos segmentos do público e para os formadores de opinião. De acordo com pesquisa, sua audiência é formada pelas classes A e B. O perfil é decorrente, entre outros fatores, da modalidade de transmissão da TV (cabo), acessível sobretudo para segmentos de público de maior poder aquisitivo e elevado nível sociocultural.

Cabe aos integrantes do Conselho Consultivo estabelecer as diretrizes e a orientação básica da programação da TV Universitária, propor convênios, interagir com outras emissoras universitárias, além de analisar e avaliar os resultados obtidos com a programação do canal.