Universidade Federal de Minas Gerais

Eber Faioli
euquipedaradio-4.jpg
Equipe da rádio UFMG Educativa na redação da emissora

Rádio UFMG Educativa vai ser inaugurada nesta terça-feira

segunda-feira, 5 de setembro de 2005, às 17h35

Sonho alimentado há três décadas pela Universidade Federal de Minas Gerais, a rádio UFMG Educativa - a estação do conhecimento será inaugurada na terça-feira, 6 de setembro, em cerimônia que terá início às 11h, com a ligação simbólica de seu transmissor, localizado em Contagem, onde a reitora Ana Lúcia Gazzola recepcionará os convidados, entre eles o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci. A emissora está no ar desde o dia 31 de agosto, transmitindo experimentalmente, na sintonia FM 104,5.

A solenidade de inauguração prossegue às 12h, com uma visita ao Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, no campus Pampulha, onde fica o estúdio da emissora. Na ocasião, haverá também o lançamento do guia Canal Aberto: relacionamento com a mídia, editado pela Universidade. Por fim, às 12h30, a Gerais Big Band, grupo instrumental da Escola de Música da Universidade, apresenta-se na Praça de Serviços, em homenagem ao mais novo canal de comunicação da capital mineira. O espetáculo contará, ainda, com a participação do grupo vocal Amaranto.

Voltada para a construção do saber no campo artístico e cultural, a emissora oferecerá uma variada grade de programação musical e noticiosa, que inclui a difusão de informações de interesse público, o debate das questões sociais e os temas da cidadania, além da valorização da música erudita, da MPB e a descoberta de novas tendências.

Rádio cidadã
A viabilização da rádio UFMG Educativa é resultado de convênio entre a Universidade e a Radiobrás, empresa do governo federal que detém o monopólio para o serviço de radiofonia na administração pública, no âmbito da União. Pelo convênio, a Radiobrás transferiu a concessão do canal à UFMG, para operação de uma emissora com transmissores localizados em Contagem.

Segundo a professora Maria Céres Pimenta Spínola de Castro, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, responsável pela gestão da rádio, a emissora possibilitará a divulgação de informações junto a novos perfis de público, além dos já alcançados pelas outras mídias da Universidade, como o Boletim, a revista Diversa, o portal da Universidade e a TV UFMG. "Com a rádio, ampliamos nosso raio de comunicação direta. e levaremos informação sobre os serviços da UFMG às diversas classes socioeconômicas", afirma a diretora.

"A Rádio terá uma programação educativa, não comercial. Além disso, pretendemos dar visibilidade à produção da UFMG. É uma maneira de prestar contas à sociedade sobre as iniciativas desta instituição pública", resume o coordenador-executivo da emissora, o radialista Elias Santos, que também ressalta o papel do veículo na complementação da aprendizagem de alunos de diversos cursos de graduação da Universidade.

Programação
A nova emissora entra no ar com programação já bem delineada. De 8 às 10 horas, a radialista e jornalista Rosaly Senra apresenta o programa Universo Literário, com entrevistas, dicas de livros, discos e divulgação de concursos da área. Em seguida, até o meio-dia, Elias Santos dá voz ao eclético Conexões, espaço para cidadania, cultura, ciência e música, muita música! O repertório vai da MPB "clássica" às novas tendências sonoras no Brasil e no mundo.

Às 12h30, a jornalista Tacyana Arce e o radialista Paulo Ribas apresentam um rádio-jornal, ainda sem nome, com duração de 30 minutos. Ele é produzido por estudantes de Comunicação Social, com reportagens da jornalista Soraya Fidélis. "Muito se discute sobre jornalismo cidadão. Nossa proposta é tornar concreto esse ideal no dia-a-dia da rádio", comenta Arce. Das 13 às 14h, alunos de diversos cursos de graduação da UFMG comentam o melhor do samba em Batuque na cozinha.

Mas a programação musical da Rádio UFMG Educativa buscará abranger também os diversos ramos da música, nacional e internacional: peças eruditas, jazz, pop, MPB clássica e novas tendências da canção popular. "Queremos propiciar ao ouvinte uma alternativa à grande mídia radiofônica. Além disso, 70% da programação diária será de música nacional", explica Elias Santos.

De 14h até às 18 horas, a radialista Michelle Bruck trata questões relacionadas ao jovem, como cidadania, vestibular, lazer e saúde. No horário, a programação musical é acelerada, ao ritmo de seu público. De 18h às 19h, o horário está reservado para um programa apresentado por professores e estudantes da Escola de Música da UFMG. "Ainda não fechamos o acordo com a Unidade, mas esperamos que o programa esteja em breve no ar", ressalta Elias Santos.

Comunidade
Integrar a comunidade universitária em torno da Rádio UFMG Educativa é outra proposta da coordenação da emissora. Na programação está prevista uma série de produções desenvolvidas por alunos, professores e funcionários da Universidade. Com essa finalidade, Elias Santos e sua equipe já realizaram três oficinas, com estudantes e docentes, sobre técnicas radiofônicas.

A iniciativa deu origem aos programas Na onda da vida, que divulgará a produção científica do ICB, Decantando a República, vinculado ao Projede República, de caráter interdisciplinar, e Rádio ciência, divertida abordagem sobre a física e a química nas práticas cotidianas. Por fim, microprogramas, com informação em forma de "pílulas", surgem para o ouvinte ao longo do dia. É o caso de Quinta Estação, Serelepe, Compasso Latino, Música Muda e Pílula Pop.

Ouça ao vivo a programação da Rádio UFMG Educativa.