Após a solenidade de inauguração do transmissor da rádio UFMG Educativa, realizada na manhã desta terça-feira, 6 de setembro, em Contagem, foi lançado, no Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade, no campus Pampulha, o manual Canal Aberto - Relacionamento com a mídia. Editado pelo Cedecom, o guia oferece orientações para melhorar o relacionamento da comunidade universitária com os veículos de comunicação de massa. Estavam presentes à solenidade de lançamento do guia representantes da administração central da UFMG, autoridades mineiras, professores, alunos e funcionários da Universidade. Na ocasião, a reitora Ana Lúcia Gazzola ressaltou a importância do Canal aberto, que orientará a comunidade universitária no contato com a imprensa. “A UFMG é uma instituição pública. Portanto, nosso dever é buscar as melhores formas de aproximar, da população, o conhecimento produzido nas diversas unidades acadêmicas”, ressaltou, lembrando que o conteúdo do guia fará com que os cientistas aprendam questões importantes sobre a prática jornalística. No texto de apresentação do Canal aberto, a reitora Ana Lúcia Gazzola lembra que a publicação surge num contexto em que a universidade deve lutar por uma "generosa circulação do saber e por sua extensão a camadas mais amplas da população, a fim de tornar público o que se faz na UFMG, o que nela se investiga, o que nela se ensina e o que nela se defende”. Ana Lúcia Gazzola afirma, que, com o guia, a Universidade “cria condições para se estender e fazer presente em novos territórios”. Com redação e pesquisa da jornalista Ana Maria Vieira, o Canal aberto representa um esforço pioneiro da universidade pública brasileira em abrir frentes de diálogo com profissionais de imprensa. “Há muitas cartilhas voltadas para o mundo empresarial que refletem e orientam sobre o relacionamento entre executivos e imprensa, mas não existe muita coisa sobre o universo acadêmico”, afirma Ana Maria. Conflitos Além de discutir aspectos conceituais e teóricos - o Canal Aberto traz um glossário com 40 termos do dia-a-dia das redações, além de uma alentada pesquisa bibliográfica - a publicação também orienta jornalistas da instituição a mediar o contato com os jornalistas da mídia e sugere como os cientistas devem se comportar diante de repórteres. Com tiragem de cinco mil exemplares, o Canal Aberto será distribuído aos professores da UFMG, a profissionais de imprensa e de outras instituições públicas.
Em cerca de 70 páginas, o manual discorre sobre temas como a comunicação no espaço público, a imagem pública de uma instituição e as implicações éticas da informação. Em outros capítulos, o Canal Aberto aborda aspectos mais concretos do contato universidade-mídia, como a quase sempre conflituosa relação cientista-jornalista.