Culturas, conhecimentos, linguagens é o tema da sexta edição do Jogo do Livro, realizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica do Ministério da Educação. O evento acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, na FaE, e debaterá questões relacionadas às práticas de leitura literária de alunos e professores no Brasil. Nos três dias de evento, entre 8 e 21 horas, serão realizadas conferências, mesas-redondas, oficinas, apresentações de pôsteres e eventos culturais. O encontro destina-se a professores, pesquisadores, pedagogos, estudantes, autores, editores, artistas plásticos, gráficos, livreiros, bibliotecários, entre outros grupos sociais e acadêmicos interessados no letramento literário. Na primeira conferência do evento, no dia 9 de novembro, a professora Vera Teixeira Aguiar, da PUC/RS, tratará do diálogo entre literatura e educação. A mediadora mediada será pesquisadora Graça Paulino, do do Ceale/UFMG. Confira a íntegra da programação do evento no Portal Educativo Ceale. Jogo do livro Em 2005, será lançado o livro Leituras Literárias: discursos transitivos, com artigos organizados pelas professoras da Faculdade de Educação da UFMG: Aparecida Paiva, Aracy Martins, Graça Paulino e Zélia Versiani, pesquisadoras do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário do Ceale, responsável pela organização do evento. O livro possui textos de António Branco (Universidade do Algarve, Portugal), Anne-Marie Chartier (Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas, França), Magda Becker Soares (professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG), entre outros. Inscrições Os interessados em participar como ouvintes devem imprimir e preencher a ficha de inscrição disponível no Portal Educativo Ceale e encaminhá-la, junto com a cópia do comprovante de pagamento da inscrição, para o Cenex da FaE/UFMG, via postal, fax, ou pessoalmente. O que é o Ceale? As atividades de ação educacional do Ceale têm como objetivo socializar o conhecimento produzido na Universidade. Além do Jogo do Livro, o Centro promove, há 11 anos, o Ceale Debate, ciclo de conferências que reúne, ao longo do ano, pesquisadores da área de alfabetização e professores da Educação Básica. O Centro também participa do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), analisando dicionários e livros didáticos de Língua Portuguesa e de alfabetização. Além disso, foi parceiro da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais no projeto de ampliação do ensino fundamental para 9 anos. Realiza, ainda, ações envolvendo a administração pública, professores e especialistas do ensino superior e da educação básica e estudantes de graduação e pós-graduação. Desde 2004, o Ceale integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, criada pelo MEC para aprimorar a formação continuada de professores no Brasil. A Rede possui 19 centros em universidades do país. O Ceale é um dos cinco centros na área de Alfabetização e Linguagem e o único da UFMG. Culturas, conhecimentos, linguagens: o Jogo do Livro VI é um dos trabalhos do Ceale financiados pela Rede. Mais informações sobre o Ceale/FaE/UFMG pelos telefones (31) 3409-5334 e 3409-5353, através dos e-mails liter@fae.ufmg.br e comunicaceale@fae.ufmg.br ou no endereço eletrônico www.fae.ufmg.br/ceale.
O primeiro Jogo do Livro ocorreu em 1995. Realizado a cada dois anos, o evento resulta, anualmente, na publicação de uma obra. Até 2003, foram lançados cinco livros. Quatro deles receberam o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ): Democratizando a leitura: pesquisas e práticas; A escolarização da leitura literária, No fim do século: a diversidade; e Literatura e Letramento: espaços, suportes e interfaces.
O valor da inscrição é de R$ 50 para professores e de R$ 25 para alunos. Em cada oficina, será cobrada taxa adicional de R$ 5.
O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) é um órgão complementar da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, criado em 1990, com o objetivo de integrar grupos interinstitucionais de pesquisa, ação educacional e documentação na área da alfabetização e do ensino de Português.