A professora Ana Cláudia Porfírio Couto, coordenadora do Projeto Guanabara na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, é uma das palestrantes convidadas do Congresso Internacional de Esporte e Desenvolvimento, que acontece na Universidade de São Paulo (USP), nos dias 21 e 22 de novembro. A professora abordará o tema Tecnologia social em educação pelo esporte para promoção do desenvolvimento humano e apresentará pôster do Projeto Guanabara no estande do Instituto Ayrton Senna. O Congresso é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna e da Audi, em parceria com a Escola de Educação Física e o Centro de Práticas Esportivas da USP, a Unesco e a ESPN-Brasil. Mais informações na página do Congresso. Guanabara Na UFMG, o Programa IAS/Audi envolve dois projetos. O primeiro, que deu nome ao trabalho, começou há sete anos, no bairro Guanabara, na cidade de Betim, e funciona em parceria com a Secretaria de Educação daquele município e com a Escola Municipal Maria Mourici Granieri. O segundo, que funcionava na Escola Dom Orione, passou para o campus Pampulha e abriu cota de vagas para filhos de servidores da UFMG. Embora o Programa Educação pelo Esporte procure obter resultados a longo prazo no desenvolvimento de competências humanas, as primeiras avaliações mostraram que há evidentes mudanças positivas nos estudantes, com melhorias no relacionamento familiar e social, maior participação e aumento do desempenho escolar. Formação
Criado em setembro de 1996, o Projeto Guanabara utiliza o esporte como instrumento para a formação integral de crianças entre sete e 14 anos. Ele é parte do Programa Educação pelo Esporte, do Instituto Ayrton Senna/Audi, que, desde o ano passado, ampliou de seis para 14 o número de instituições parceiras em todo o país.
As atividades desenvolvidas por meio do esporte e da arte têm o objetivo de estimular competências a partir dos pilares da Educação delineados pela Unesco - aprender a ser, a fazer, a conhecer e a conviver. "O primeiro pilar é a base da formação humana. Procuramos focar a competência pessoal para desenvolver a personalidade, dando às crianças a oportunidade de agir cada vez mais com autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal", explica Ana Cláudia Porfírio.