Universidade Federal de Minas Gerais

Andréa Hespanha
ARTESANATO.JPG
O bordado é uma das mais impartantes manifestações culturais do Vale do Jequitinhonha

Jornada Cultural UFMG em Jequitinhonha aborda preservação do patrimônio

quinta-feira, 3 de novembro de 2005, às 14h37

Discutir os conceitos de bens culturais, tombamento e inventário e contribuir para o desenvolvimento da consciência preservacionista são alguns dos objetivos da Jornada Cultural UFMG em Jequitinhonha - Patrimônio material e imaterial, a ser realizada, entre os dias 12 e 18 de novembro, na cidade de Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais.

As inscrições para o evento, realizado através de parceria entre a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a Prefeitura de Jequitinhonha, acontecem de 7 a 11 de novembro, na própria cidade mineira. Durante a Jornada, o público local terá acesso a diversas atividades, como palestras eventos culturais e oficinas. A abertura oficial do encontro no dia 12, em palco montado no centro do município, às 20 horas.

Inscrições
Os interessados em participar do evento devem se inscrever, das 8 às 13 horas, na Secretaria de Cultura e Turismo de Jequitinhonha/MG, à rua Coronel Ramiro Pereira, nº 87.

Mais informações pelo telefax (33) 3741-2777.

Palestras e oficinas
Durante os sete dias da Jornada, o público poderá assistir a palestras, sempre às 19 horas, sobre temas como Cooperação: uma nova abordagem revolucionando os negócios, O inventário de proteção do patrimônio cultural, ICMS cultural e Patrimônio imaterial.

Com relação às oficinas, há opções para todos os gostos: Elaboração, captação e gestão de projetos culturais; Diretrizes para a educação patrimonial; Um olhar sobre o patrimônio da minha cidade: como posso preservar?; Quem conta um conto aumenta um ponto; Cerâmica e técnicas de construção de fornos; Bandas e Confecção de tambores ritualísticos.

Confira a programação de palestras da Jornada:

13 de novembro
Cultura e patrimônio
Palestrante: Maria Inez Cândido – historiadora especialista em Cultura e Arte Barroca; Superintendente de Documentação e Informação do Iepha/MG.
Horário: 19 horas

14 de novembro
Cooperação: uma nova abordagem revolucionando os negócios
Palestrante: Aloysio Afonso Rocha Vieira
Horário: 19 horas

15 de novembro
O inventário de proteção do patrimônio cultural
Palestrante: Delmarí Ângela – arquiteta pela UFMG; cursos de especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em Revitalização do Patrimônio Histórico pela UFMG; analista de proteção e restauro do Iepha/MG
Horário: 19 horas

16 de novembro
ICMS cultural
Palestrante: Carlos Henrique Rangel - historiador, há 21 anos trabalha no Iepha/MG. Chefe do Setor de Pesquisa de 1988/90, Superintendente de Proteção de 1993/99 e atualmente Superintendente de Desenvolvimento e Promoção
Horário: 19 horas

Dia 17 de novembro
Ação da UFMG no Vale do Jequitinhonha
Palestrante: Marizinha Nogueira – Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFMG e Coordenadora executiva do Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.
Patrimônio imaterial
Palestrante: Fabrício Fernandino – Diretor de Ação Cultural da UFMG
Horário: 19 horas

18 de novembro
Potencialidades do turismo cultural no Vale do Jequitinhonha
Palestrante: Allaoua Saadi – coordenador dos cursos de turismo da UFMG (Graduação e Pós-Graduação); diretor do Instituto Casa da Glória - Diamantina, do IGC/UFMG. Membro do Conselho de Turismo do Pólo Turístico do Vale do Jequitinhonha.
Horário: 19 horas

Veja também a programação cultural da Jornada:

12 de novembro

20h – Abertura oficial, com autoridades da Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Federal de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Jequitinhonha-Palco
21h – Luciano Chapadeiro (Palco)
22h – Ladston do Nascimento (Palco)

13 de novembro
16h30Gaia – Espetáculo teatral (Praça)
21hMenininho Kente do Forró - (Palco)

14 de novembro
18h – Espetáculo Teatral Infantil (Palco)
21h – Grupo Musical Tia Jú (Palco)

15 de novembro
21h – Paulinho (Palco)

16 de novembro
20h – Grupo Folclórico do Jequitinhonha (Rua)
21h – Grupo Musical Tia Jú (Palco)

17 de novembro
21h – Show: Caio Duarte e Rubens Spinola (Palco)

18 de novembro
18hMostra Eventos Transdisciplinares: Iniciação Teatral, Quem conta um conto aumenta um ponto, Documentação Patrimonial – vídeo e fotografia digital, bandas e construção de tambores ritualísticos
20h – Mark Gladston (Palco)
21hBloco Carnavalesco da Mulinha (Rua)