Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
angelo machado.JPG
Professor emérito Ângelo Barbosa Monteiro Machado

Ângelo Machado é professor emérito do ICB

sexta-feira, 4 de novembro de 2005, às 13h14

Por indicação dos departamentos de Morfologia e Zoologia, o professor Ângelo Barbosa Monteiro Machado recebe, nesta sexta-feira, 4, às 17h30, o título de professor emérito concedido pela Congregação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), "em reconhecimento à sua expressiva contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão deste Instituto e da UFMG".

A cerimônia, programada para o auditório da Reitoria, será presidida pela reitora Ana Lúcia Gazzola. Na ocasião, o homenageado será saudado pelo professor Ramón Moreira Cocenza, ex-diretor do ICB.

"Tenho 52 anos de UFMG, de que sou um apaixonado. Este título é muito importante para mim, pois vai me permitir continuar oficialmente na universidade de que gosto", comentou o homenageado. Aposentado compulsoriamente em 2004, mantinha seu vínculo com a instituição como professor voluntário, recusando-se a ser incluído na categoria de "inativo". "Gosto de vir aqui todos os dias, entre outros motivos porque o campus está cada vez mais lindo", acrescenta.

Hobby e trabalho
Ângelo Machado já havia se aposentado 18 anos atrás, como professor titular do departamento de Morfologia, então vinculado à Faculdade de Medicina. "Sou um viciado na universidade e fiz novo concurso, desta vez para o departamento de Morfologia. Eu tinha um hobby, que era caçar borboletas, então o hobby virou profissão. Tive de arranjar outro, que passou a ser escrever livros e peças de teatro", confessa.

Escritor, dramaturgo e líder ambientalista, mas também conhecido por seu refinado senso de humor, Ângelo Machado tem mais de cinco dezenas de livros publicados, a maioria deles destinada ao público infanto-juvenil.