Captura de imagem/ TV UFMG |
Portaria nº 465, do Ministério da Saúde, assinada pelo ministro Saraiva Felipe, assegurou o aporte de recursos da ordem de R$ 4 milhões destinados à compra de equipamento de ressonância magnética para o Hospital das Clínicas da UFMG. A assinatura aconteceu em solenidade na tarde desta terça-feira, 6, no prédio do HC, em Belo Horizonte, em presença da reitora Ana Lúcia Gazzola e do diretor do hospital, Ricardo Castanheira Pimenta Figueiredo.
Na oportunidade, o ministro da Saúde também assinou portaria que conferiu à Fundação Benjamim Guimarães do Hospital da Baleia, R$ 2 milhões em verbas de custeio. Após a liberação dos recursos, será dado início a uma licitação internacional para a compra do equipamento. Antes, Saraiva Felipe participou, ao lado da reitora, da mesa de abertura do Treinamento em Urgência para a Doença Falciforme, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina.
Parcerias
A assinatura do documento teve lugar no auditório do Instituto Alfa de Gastroenterologia do HC/UFMG, onde estavam presentes também o secretário Municipal de Saúde, Helvécio Magalhães, o secretário de Gestão de Trabalho da Educação em Saúde do Ministério, Francisco Eduardo Campos, e a presidente da Fundação Benjamim Guimarães do Hospital da Baleia, Tereza Guimarães.
Após a assinatura do documento, a reitora Ana Lúcia Gazzola elogiou a atuação do ministro Saraiva Felipe e destacou o trabalho da diretoria do HC/UFMG e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Ela afirmou que "poderia encerrar naquele momento meu reitorado, pois a conquista da doação da ressonância magnética para o HC/UFMG tem um significado emblemático para essa gestão."
Na oportunidade, a reitora anunciou a realização de uma campanha destinada arrecadar recursos para complementar a estrutura do Serviço de Ressonância e agradeceu à Rede Globo Minas e à agência Lápis Raro por sua colaboração com essa iniciativa.
Em casa
Em sua alocução, o Ministro Saraiva Felipe disse que, naquele momento, não falava como ministro e, sim, como ex-aluno e professor da Faculdade de Medicina da UFMG. Em seguida, fez breve relato sobre sua trajetória como médico e professor, enfatizando ainda sua passagem pelo governo de Minas Gerais, como secretário de Saúde, quando conseguiu avanços no programa de internato rural e deu início às atividades de transplante hepático no Estado.
Felipe reconheceu que o HC/UFMG precisa e merece investimentos, anunciando então que ele será o primeiro hospital universitário a ter aumento do teto do contrato com o SUS (previsto para janeiro de 2006), e mencionou o lançamento do primeiro Centro de Saúde do Homem, a ser implantado em Contagem, e do Programa de Saúde do Idoso para a população de terceira idade. Terminou dizendo faria o melhor pelo Estado durante sua gestão no Ministério.
Sonho concretizado
O diretor do HC/UFMG, Ricardo Pimenta, endossou as palavras da reitora e externou a gratidão do hospital pela doação do equipamento de ressonância, que interpretou como um "sonho concretizado". Pimenta reafirmou o compromisso do HC/UFMG com o Sistema Único de Saúde e elogiou a Instituição, reconhecida pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) como exemplo de competência, qualidade e produtividade.
O secretário municipal de Saúde, Helvécio Magalhães, citou a ampliação do Pronto Atendimento do HC/UFMG e do CTI do Hospital das Clínicas, que terá início no primeiro semestre de 2006 (dentro do Programa QualiSUS do Ministério da Saúde), como mais um avanço na qualidade do atendimento na capital mineira. Ele anunciou que já está em negociação uma parceria entre Prefeitura e UFMG para a criação de residência multiprofissional em saúde pública.
Homenagens
Após os discursos a reitora Ana Lúcia Gazzola e o ministro Saraiva Felipe descerraram a placa de inauguração do Serviço de Ressonância Magnética do Hospital das Clínicas. Em seguida, A reitora ofereceu ao ministro e ao secretário Francisco Eduardo Campos placas de reconhecimento e agradecimento pelo apoio à Universidade. A solenidade terminou com a visita ao local onde serão construídas as instalações do novo equipamento da Unidade de Apoio Diagnóstico por Imagem.
Estiveram também presentes ao evento o futuro reitor da UFMG (gestão 2006/ 2010), Ronaldo Pena, o ex-reitor Cid Veloso, o vice-reitor Marcos Borato Viana, a diretora clínica do HC/UFMG, Tânia Mara Assis Lima, a diretora administrativa do HC/UFMG, Elizete Neme, o coordenador médico da Radiologia, José Nelson Mendes Vieira, a gerente da Unidade de Apoio Diagnóstico por Imagem do HC/UFMG, Elizabeth Braga, a presidente do Conselho de Saúde do HC/UFMG, Martha Auxiliadora Ferreira, a presidente da Fundação Newton Paiva, deputada Maria Elvira e a diretora de Cooperação Institucional da UFMG, Maria Cecília Nogueira. (Com Assessoria de Comunicação do HC)