Universidade Federal de Minas Gerais

Raimundo Alves Pinto
Joao Pinheiro em Caete, 1906.JPG
João Pinheiro, ao centro, chegando à cidade de Caeté, em 1906

Livro e filme sobre as origens do desenvolvimentismo são lançados em BH

segunda-feira, 12 de dezembro de 2005, às 12h03

Uma história de família; uma narrativa da história política, econômica e social; uma leitura sobre a ideologia desenvolvimentista. Essas são algumas das vertentes oferecidas ao leitor por Minas e os fundamentos do Brasil moderno, um dos mais densos livros sobre a história mineira e nacional publicados pela Editora UFMG em 2005, e que será lançado nesta segunda-feira, 12 de dezembro.

O evento acontece a partir das 19h30, nos jardins internos do Palácio das Artes. O lançamento acontece, simultaneamente, à exibição do curta-documentário De Minas a Brasília, na sala Humberto Mauro, às 20h30.

"Minas e os fundamentos do Brasil moderno constitui um denso e rico percurso sobre as venturas e desventuras do processo de desenvolvimento econômico-social do país, um processo que volta, mais do que nunca, a desafiar políticos e intelectuais, mobilizando as atenções e esperanças de todos os brasileiros", diz a organizadora do livro Ângela de Castro Gomes.

A obra - assim como o filme - é patrocinada pela Fundação Israel Pinheiro e integra o projeto desenvolvido por essa entidade denominado Os caminhos do Brasil moderno, do qual fazem parte, também, a construção do Espaço Israel Pinheiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e a ativação do Museu Casa de João Pinheiro, em Caeté, Minas Gerais.

Minas e os fundamentos do Brasil moderno é formado por onze textos que, de acordo com Ângela de Castro Gomes, "podem ser lidos em diversas chaves, todas conduzindo à questão da história e da memória do desenvolvimentismo no Brasil".

Cabe ao bibliófilo e empresário José Mindlin o texto de abertura do livro, intitulado Minas e a modernização. O capítulo inicial, de José Murilo de Carvalho discorre sobre a história mineira, sob o tema Ouro, terra e ferro: vozes de Minas. Já a conexão entre João Pinheiro e as origens do desenvolvimentismo mineiro é analisada pelo professor da UFMG, Otávio Dulci.

Os demais capítulos também reúnem grandes autores como Hélio Jaguaribe, Helena Bomeny, Vamireh Chacon, o embaixador Oscar Lorenzo Fernandes, Cornélio Octávio Pinheiro Pimenta e João Camilo Penna. O livro traz, ainda, entrevista concedida por Eliezer Batista a Cláudio Bojunga sobre o tema Modernização.

Cem anos em 27 minutos
Dirigido por Inês Magalhães, o documentário em DVD, De Minas a Brasília, que será lançado junto ao livro, narra as trajetórias de João Pinheiro da Silva e seu filho Israel Pinheiro, ex-governadores de Minas Gerais.

"Cem anos de história", diz Inês Magalhães, "são contadas em 27 minutos: da Proclamação da República até a posse de Israel Pinheiro como Governador do Estado de Minas Gerais, passando pela inauguração de Belo Horizonte, a revolução de 30, a segunda guerra mundial e pelo golpe militar de 1964".

O filme é narrado pelos atores Othon Bastos e Tássia Camargo e traz 14 entrevistas com personalidades que testemunharam fatos históricos, além de rico material iconográfico.

Demais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3237-7399 e 3409-4650.

Serviço

Minas e os fundamentos do Brasil moderno
Ângela de Castro Gomes (org.)
Área: Ciência Política / História
Coleção: Humanitas
2005 384p. ISBN: 85-7041-457-9
Preço: R$ 48,00

De Minas a Brasília
Curta-documentário
Duração: 27'
Direção: Inês Magalhães
Locução: Othon Bastos e Tássia Camargo
Trilha sonora: Ricardo Barreto
Fotografia: Dib Lutf.